Em BH, seminário tratará dos desafios de uma fiscalização moderna

Brasília, quarta-feira, 31 de agosto de 2005.

“Desafios e Estratégias para as Atividades da Fiscalização do Exercício Profissional”, é o tema do seminário que reunirá cerca de 150 participantes - entre gerentes de fiscalização e assessores de Câmaras Especializadas – de 13 a 15 próximos, na sede do Crea-MG, em Belo Horizonte.

Promovido pela COS (Comissão de Organização do Sistema), coordenada pelo conselheiro Anjelo Costa, o seminário tratará da modernização da fiscalização através de práticas  como as aplicadas pelo Crea-GO, que se utiliza de tecnologias como o georeferenciamento, o  processamento de dados e o GPS (Sistema de Posicionamento Geográfico).

Com palestras a serem desenvolvidas por juristas, gerentes, profissionais da área tecnológica que  fiscalizam o exercício profissional, além de presidentes de Creas e do Confea, Wilson Lang, o seminário tem por objetivo debater e ressaltar a consciência e importância social das ordens e conselhos profissionais e difundir ferramentas de planejamento para obter resultados mais consistentes da fiscalização.

Os acordos em negociação no âmbito do Mercosul visando a atuação temporária e a fiscalização  sobre ela, também estarão em foco assim como os procedimentos corretos de instauração e condução de processos, aplicação da Resolução 1008, implementação e interpretação das normas que orientam o setor.

Para Anjelo, a “troca de experiência e de conhecimento entre gerentes e assessores de Câmaras Especializadas enriquecerá o trabalho dos que atuam na área”. Segundo ele, “a atividade de fiscalização é cada vez mais complexa e para que ela cumpra seu objetivo, que é garantir segurança para a sociedade, precisa se desenvolver lançando mão de instrumentos modernos e de um planejamento consistente e participativo”.

Por Maria Helena de Carvalho
Da Equipe da ACOM