Fundação: 1956
Localização: Joinville (SC)
Indicação: Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (Ceaj) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC)
Atenta ao modo de viver, a Docol Indústria e Comércio Ltda. atua há 66 anos com a convicção de que soluções baseadas em inovação, design e sustentabilidade melhoram o dia a dia das pessoas. Seus produtos colecionam prêmios internacionais e incentivam o uso consciente da água.
A história começou em 1956, em Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina. Os fundadores, Edmundo e Egon Doubrawa e Amandus Colin, batizaram o empreendimento com a junção das sílabas iniciais dos sobrenomes. Juntos, abriram uma tornearia e oficina de consertos gerais e, em seguida, desenvolveram artigos dentários. Já naquela época perceberam que design, qualidade e precisão eram fundamentais no setor industrial.
Em 1958, houve a mudança da empresa para Joinville e foi iniciada a fabricação de válvulas de sucção. Com o sucesso do produto, torneiras e registros de gaveta foram incorporados à linha de produção.
Em 1976, um ineditismo. A Docol se uniu à alemã Georg Rost & Sohne, considerada a maior fabricante de sistemas de descarga do mundo, para criar válvula com acionamento hidromecânico com objetivo de evitar o golpe de aríete (interrupção brusca de fluxo de água). O produto que revolucionou o mercado foi premiado tempos depois. A empresa se associou à argentina FV S.A. quatro anos mais tarde e passou a produzir peças com ouro e torneiras com cartucho cerâmico. Em 1986, o parque fabril foi transferido para o distrito industrial de Pirabeiraba, em Joinville, onde está atualmente.
Como pioneira em soluções que incentivam a economia de água, lançou no início dos anos 1990 a linha DocolMatic, composta por chuveiros, torneiras, mictórios e registros reguladores de vazão.
No começo do novo milênio, foi inaugurado o Centro de Treinamento, no parque industrial. O espaço permite que profissionais do setor conheçam os produtos. Equipado com tecnologia de ponta, o centro promove treinamentos práticos e teóricos, importante fonte de conhecimento e capacitação. Em 2002, a Docol foi além, tornando-se a primeira indústria brasileira do segmento a entrar no mercado internacional, exportando para Estados Unidos e Canadá.
No ano em que a Docol completou cinco décadas foi conquistado o Prêmio Top Marcas, concedido pela revista Projeto & Design e pelo portal Arcoweb. Quatro modelos de torneiras foram classificadas como excelentes para a economia de água, segundo a agência Public Utilities Board (PUB), de Cingapura, país para o qual a Docol passou a ser fornecedora em 2004.
Em 2009 foi inaugurado o Centro de Distribuição. Com 4 mil m², o espaço alavancou a produtividade em 30%.
O reconhecimento veio também em 2010 com certificação internacional do governo australiano, a WaterMark, que também concedeu o selo Water Efficiency Labelling Scheme para a linha DocolMatic.
Uma ação ambiental marcou o ano de 2012. A parceria com a organização Iniciativa Verde aconteceu para neutralizar as emissões de carbono por meio da plantação de 150 árvores em áreas de Mata Atlântica. Também entrou em operação o sistema de aspiração e filtragem no setor de fundição. O equipamento capta gases e particulados, filtrando as emissões antes de liberá-los no meio ambiente.
Entre 2015 e 2017, as intensas pesquisas e o olhar atento à rotina das pessoas renderam uma série de inovações. Tecnologia bacteria-free, agraciada com o Reddot Design Award; superfície dos metais menos aderente a manchas; torneira com purificador de água; e monocomando que mistura ozônio à água, eliminando bactérias e removendo agrotóxicos e odores foram algumas das novidades.
Em 2018 foi lançado o Projeto Domus e as portas do parque industrial foram abertas para alguns dos mais reconhecidos nomes da arquitetura e do design brasileiro e internacional criarem peças exclusivas, o que culminou em mais de dez premiações internacionais entre iF Design Awards e Good Design Awards.
Em 2019, a companhia anunciou a aquisição do controle acionário da Mekal e passou a atuar no segmento de cubas e bancadas de aço inoxidável para cozinhas de alto padrão e projetos corporativos. No mesmo ano, também lançou louças sanitárias e, em 2021, ampliou a presença no segmento de pias de cozinha, ao adquirir a fábrica da Franke do Brasil.
Em 2022, inaugurou seu espaço conceito em São Paulo, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, a Casa Docol. E, em 2023, irá inaugurar sua fábrica de louças sanitárias em Poços de Caldas (MG).
Sempre em evolução, a Docol segue aprimorando seu DNA criativo e inovador, buscando surpreender clientes com novas sensações e experiências. Alia tecnologia e pensamento original para desenvolver soluções inéditas e entregar ao mercado produtos que proporcionem bem-estar aos consumidores, sem deixar de lado a boa estética e o cuidado com o meio ambiente.