Definidos homenageados com a Láurea ao Mérito durante a 78ª Soea

Brasília, 27 de abril de 2023.

O plenário do Confea aprovou a definição dos nomes da Láurea ao Mérito e dos temas da programação da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), nesta quinta (27/4), durante a sessão plenária 1.636. Com uma programação considerada “disruptiva” por sua abrangência, o evento maior do Sistema Confea/Crea e Mútua será realizado na cidade gaúcha de Gramado, de 8 a 11 de agosto. 

A plenária foi acompanhada pelos presidentes do Crea-SC, eng. civ. e seg. trab. Carlos Alberto Kita Xavier, e Crea-GO, eng. civ. Lamartine Moreira, além do coordenador do Colégio de Entidades Nacionais – Cden, eng. agr. Kleber Santos, do coordenador da coordenadoria nacional de câmaras especializadas de Engenharia de Agrimensura, eng. cartog. Pedro Faggion e do conselheiro do Cra-SC eng. metal. Jurandir Correia.

Conduzida pelo presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, plenária destacou a programação da Soea e a definição dos homenageados com a Láurea ao Mérito 2023
Conduzida pelo presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, plenária destacou a programação da Soea e a definição dos homenageados com a Láurea ao Mérito 2023


Apresentadas pelo chanceler do Mérito, geol. Mário Cavalcanti, foram aprovadas pelo plenário as relações que compõem a Láurea ao Mérito, constituída pela Medalha do Mérito, inscrição no Livro do Mérito e menções honrosas. Eles serão homenageados na manhã do dia 9 de agosto, durante o primeiro dia de atividades da Soea. “Em nome do presidente Joel Krüger, essa presidência parabeniza todas as comissões do Mérito dos regionais e parabeniza aqueles que serão galardoardos pela Láurea ao Mérito, profissionais, empresas e entidades de classe que muito contribuem com a missão do Sistema Confea/ Crea e Mútua de defesa da sociedade e a serviço da Engenharia, da Agronomia e das Geociências”, comentou o presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit.

Chanceler do Mérito, geol. Mário Cavalcanti
Chanceler do Mérito, geol. Mário Cavalcanti


“É uma grande honra participar deste grupo que selecionou estes homenageados, ao lado do conselheiro Evânio, conselheiro Jorge Bitencourt, conselheiro Marcos Drago e do conselheiro Cândido Carnaúba. Foram currículos muito valiosos, todos merecedores. Porém, tivemos que utilizar de critérios essencialmente técnicos para sermos justos com todos. Eu me sinto envaidecido de ter participado dessa equipe que analisou como Comissão do Mérito de 2023. Esperamos ter dado o melhor de nós nos trabalhos. E àqueles que vão ser galardoados, é uma grande honra recebê-los na 78ª Soea”, comentou o chanceler do Mérito, recebendo manifestações de apoio ao trabalho da CME dos conselheiros federais eng. agr. Andréa Brondani, eng. eletric. Genilson Pavão, eng. mec. Aysson Rosas Filho, eng. agr. Luiz Lucchesi e eng. civ. Neemias Machado e eng. mec. Michele Costa e ainda do presidente do Crea-SC, eng. civ. Carlos Alberto Kita Xavier, do presidente do Crea-GO, eng. civ. Lamartine Moreira, e do coordenador do Cden, eng. agr. Kleber Santos.

Medalha do Mérito


Engenheiro Civil, Engenheiro Agrimensor e de Segurança do Trabalho Carlos Alberto Mensitieri Almeida – Indicação: Crea-BA
Engenheiro Eletricista Cícero Machado de Moraes – Indicação: Crea-MG
Engenheiro Civil José Orlando Vieira Filho – Indicação: Crea-PE
Engenheiro Eletricista Cursino Brandão Jacobina – Indicação: Crea-PB
Geólogo José Paulo Godoi Martins Netto – Indicação: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas)
Engenheira Civil Ângela Teresa Costa Sales – Indicação: Crea-SE
Engenheiro Civil Manoel Enéas Alves Mota – Indicação: Crea-CE
Geólogo Waldemar Abreu Filho – Indicação: Crea-MT
Engenheiro Agrônomo Artur Chinelato de Camargo – Indicação: Crea-SP
Engenheiro Civil Aloisio Ferreira de Souza – Indicação: Crea-AL
Engenheiro Agrônomo Evandro Orfanó Figueiredo – Indicação: Crea-AC
Engenheiro Agrônomo Glauco Olinger – Indicação: Crea-SC

Plenária teve sua conclusão antecipada para as reuniões das comissões
Plenária teve sua conclusão antecipada para as reuniões das comissões

 

Inscrição no Livro do Mérito


Engenheiro de Minas e Metalurgista Neuclayr Martins Pereira – Indicação: Crea-SP
Engenheiro Agrônomo Derblay Galvão – Indicação: Crea-RS
Engenheiro Civil Shido Ogura – Indicação: Crea-PR
Engenheiro Metalurgista Wilson Luiz Guesser – Indicação: Crea-SC
Engenheira Civil Maria Aparecida Rodrigues Estrela – Indicação: Crea-PB
Engenheiro Civil Antônio Araújo dos Martírios Moura Fé – Indicação: Crea-PI
Engenheiro Civil Paulo Roberto Martins Teixeira – Indicação: Crea-MS
Engenheiro Florestal Francisco de Paula Neto – Indicação: Crea-MG
Engenheiro de Pesca Fábio Hissa Vieira Hazin – Indicação: Crea-PE
Engenheiro Agrônomo Roberto Cláudio Frota Bezerra – Indicação: Crea-CE
Engenheiro Agrônomo Jose Ribamar Torres da Silva – Indicação: Crea-AC
Engenheiro Mecânico Silvino Gonzaga Bentes – Indicação: Crea-AL

 

Menção Honrosa
Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) – Indicação: Crea-DF
Schulz S.A – Indicação: Crea-SC
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) – Indicação: Crea-RS

Temas da Soea
Coordenada pelo engenheiro agrônomo Francisco Lira, a Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) teve aprovada a definição dos temas das palestras magnas da 78ª Soea, autorizando que as indicações de palestrantes e eventuais alterações sejam aprovadas pela Comissão Organizadora Nacional do evento. Confira aqui a programação, que recebeu elogios dos conselheiros federais Andréa Brondani e Genilson Pavão, que considerou os temas “disruptivos”; do coordenador do Cden, Kleber Santos, e do coordenador da coordenadoria nacional de câmaras especializadas de Engenharia de Agrimensura, eng. cartog. Pedro Faggion.

No primeiro dia da programação oficial, as primeiras palestras da Soea contemplarão, simultaneamente, em diversos espaços do local do evento, os seguintes temas: “Energias renováveis e não renováveis”;  “Lei Kiss – 10 anos: Destaques e desafios”; “A descabornização e o hidrogênio verde (H2V) no Brasil – perspectivas para mercado da engenhara”; “Propostas para a ampliação da empregabilidade e do empreendedorismo nas engenharias”; “A valorização profissional no contexto das inovações de mercado aplicados à Engenharia de segurança do Trabalho” e “Acessibilidade em Obras na Engenharia”.

Coordenador da Cais, eng. agr. Francisco Lira
Coordenador da Cais, eng. agr. Francisco Lira


No segundo dia de debates da Soea, haverá discussões sobre temas como: “Sequestro de Carbono – como a agricultura brasileira pode contribuir para a sustentabilidade global”; “Inovação: a criatividade na era digital”; “Tecnologias disruptivas”; “Amazônia e a Bioeconomia”; “Certificação profissional: tendências e panorama mundial”; “Gestão estratégica e políticas públicas frente ao Desenvolvimento X Conservação X Preservação”; “Política Nacional de Recursos Hídricos”, “Geração Distribuída” e “Saneamento Básico e Políticas Públicas”.

Já no terceiro e último dia de palestras, estarão sendo discutidos: “Desastres ambientais”; “Blockchain no Agronegócio”; “Inovação: Mindset Inovador”; “Metaverso para Empresas”; “Metaverso, comunicação e engenharia”; “Os desafios da Gestão Pública para as Cidades Inteligentes”; “Segurança Alimentar”; “Transição Energética”; “Inteligência artificial – novas Ferramentas nos procedimentos fiscalizatórios”; “O papel da Engenharia, da Agronomia e das Geociências na Política de Mudanças climáticas”; “Engenharia diagnóstica”; “Engenharia, Agronomia e Geociências nos países de língua portuguesa: desafios e oportunidades”; “A importância das hidrovias para o Arco Norte do Brasil”; “Desafios atuais da Engenharia de Segurança do Trabalho: ensino, legislação e aplicação” e “A relevância da regulação na concessão e infraestrutura”.

Registros de entidades e convênios
Sob a coordenação do conselheiro federal eng. mec. Lucas Carneiro, a Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp) conduziu as deliberações pela homologação dos registros da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc-PR) e da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai (RS).

Relatados pelo coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), conselheiro federal eng. agr. Daniel Galafassi, foram aprovados termos aditivos referentes ao Programa de Desenvolvimento Sustentável (Prodesu) com o Crea-AL (aquisição de sistema de energia fotovoltaica); Crea-AC (aquisição de módulos duplos intermediários deslizantes e cadeiras) física de sedes e inspetorias – aquisição de mobiliário) e Crea-TO (aquisição de monitores, tablets e soluções de proteção endpoint, discos SSD Sata e smart tvs).

Coordenadora da Comissão de Ética e Exercício Profissional, eng. mec. Michele Costa
Coordenadora da Comissão de Ética e Exercício Profissional, eng. mec. Michele Costa

Relatados pela coordenadora da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), eng. mec. Michele Costa foram aprovados termos aditivos e planos de trabalho de convênios junto ao Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento da Fiscalização (Prodafisc), firmados com os regionais: Crea-PI; Crea-BA; Crea-RS; Crea-SE; Crea-RN; Crea-RR; Crea-CE; Crea-RO; Crea-TO; Crea-AM; Crea-AL; Crea-PE e Crea-MS.

Coordenador da Ceap, eng. agr. Luiz Lucchesi
Coordenador da Ceap, eng. agr. Luiz Lucchesi

Recursos hídricos
Por unanimidade, o plenário aprovou ainda uma tabela, proposta pela Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceep), sob relato do coordenador conselheiro federal eng. agr. Luiz Luchesi, que relaciona os profissionais do Sistema Confea/Crea com atribuições e conhecimentos fundamentais para uso de recursos hídricos a serem outorgados, além de uma orientação para que a Assessoria Parlamentar do Confea atue junto à Secretaria Nacional de Segurança Hídrica para que os profissionais do Sistema voltem a ser os responsáveis técnicos pelos “estudos e projetos hidráulicos, geológicos, hidrológicos e hidrogeológicos, correspondentes às atividade necessárias ao uso dos recursos hídricos”, tal como previsto pela Resolução CNRH nº  16/2021, revogada pela Resolução 226/2021.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea