Daltro Pereira, conselheiro federal, defende Sistema mais próximo das IES

Brasília, 06 de janeiro de 2021.

Até voltar a morar em Tocantins, para onde foi levado pelos pais ainda criança, Daltro de Deus Pereira, mineiro da cidade de Carmo do Paranaíba, morou em Uberaba (MG), onde se formou em engenharia civil pela Universidade de lá, 1992. Recém-formado, seguiu para o Rio Grande do Sul, onde se tornou empresário na área de terraplanagem. A família radicada em Gurupi e as oportunidades do mercado da construção civil levaram Daltro de volta ao estado e à cidade em 2012.

Especializado em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa (Itop) e com MBA em Transporte e Rodovias pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (Ipog), Daltro, 50 anos, continuou na atividade empresarial quando retornou ao estado, mas deixou a atividade e atualmente é diretor de Arquitetura e Urbanismo e Acessibilidade da prefeitura de Gurupi, onde reside com a esposa, a psicóloga Paula Escotta, e os filhos mais novos, Laura, cinco anos e Benício, com 1 ano e meio. 

Daltro Pereira

Sem nunca ter concorrido a cargo eletivo no Sistema, Daltro ganhou a eleição para conselheiro federal do Confea, onde inicia sua atuação em janeiro de 2021, representando o Crea-TO.

Ele credita a necessidade de renovação manifestada pelos profissionais do estado como a razão de sua eleição e revela que seu nome foi escolhido depois da criação da Associação dos Engenheiros Sul Tocantinense (Aesto), “iniciativa destinada a ouvir os profissionais que atuam no estado”, afirma.

“Os profissionais ligados ao Crea e que atuam no Tocantins estão ansiosos por renovação. As urnas mostraram isso”. 

Em função de sua proximidade com instituições de ensino que formam profissionais da área tecnológica, Daltro defende que ações como visitas para falar aos formandos sobre a importância do Sistema Confea/Crea devem ser realizadas do primeiro ao último ano de formação.

Confira as propostas que Daltro Pereira pretende apresentar e defender:

Site do Confea:  Quais as expectativas e desafios para os próximos três anos? Diante disso, qual a proposta de trabalho para o mandato?

Daltro Pereira: Devo integrar a Ceap, a Comissão de Educação e Atribuição Profissional e estarei atento à exorbitância da criação de cursos. Também penso em propor mudanças na Resolução 1.114, de 2019, que trata do regulamento eleitoral, o que será um grande desafio. Defendo que o Sistema se aproxime mais do profissional e pretendo incentivar ações que permitam a atualização de conhecimento para os profissionais.

Site do Confea:  Qual a importância de representar o estado do Tocantins no plenário federal?

Daltro Pereira: Acho muito importante representar o Crea-TO no plenário do Confea. Vou tentar dar uma voz diferenciada às participações do nosso regional.

Site do Confea:  Três novas conselheiras irão compor o plenário neste próximo mandato. Como o senhor avalia a importância da representatividade feminina no plenário? 

Daltro Pereira: Depois de alguns anos sem mulheres compondo o plenário é muito bom ver o aumento da participação feminina nas eleições do Sistema em 2020. A participação da mulher é essencial em todas as atividades e representações classistas e também na política profissional, um espaço que lhe é devido.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea