Creas do Sul contam com sistema integrado de TI

Florianópolis, 21 de maio de 2015.

"Reunião do Crea Sul"
A reunião do Crea Sul, realizada nos dias 17 e 18 de maio, em Curitiba, apresentou uma nova ferramenta que possibilitará maior agilidade na consulta de emissão de registros, vistos, cancelamentos de registros pelos Art. 64 da Lei 5194/66, cadastros de cursos e Instituições de Ensino, consultas de ARTs, profissionais, empresas, dentre outras facilidades. O Sistema “IntegraSul” foi apresentado pelo gerente de TI do CREA-PR, Renato Barros, que ressaltou que os Creas do Sul do país acessarão a ferramenta pela internet e que o mesmo estará disponível a partir de junho.

O presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, parabenizou a equipe dos CREAS Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul pelo trabalho realizado. “O IntegraSul será fundamental para atendermos nossos profissionais e empresas registradas com ainda mais rapidez e eficiência. Além disso, vamos continuar a trabalhar em conjunto no desenvolvimento de novos produtos”, destacou.

Fiscalização

A padronização dos procedimentos de fiscalização entre os três Creas do Sul do país também foi debatida durante a reunião. o presidente do Crea-SC, engenheiro civil Carlos Alberto Kita Xavier, ressaltou a importância da integração entre as áreas de fiscalização dos Conselhos. “Nos dias 3 e 4 de julho, realizaremos nosso Seminário de Fiscalização e espero contar com a presença dos gerentes de fiscalização dos Creas Paraná e Rio Grande do Sul, para padronizarmos procedimentos”. Durante a reunião, também foram debatidas questões relevantes ao Sistema Confea/Crea e Mútua, como as resoluções 1052 e 1053 e a Portaria 160 do Confea.

Outro tema bastante debatido foi a Lei 13.019/14, que disciplina as chamadas “parcerias voluntárias” com organizações da sociedade civil; O novo regime de contratação deve ser aplicado por todos os entes federativos a partir de 27 de julho. Os antigos convênios darão lugar aos termos de colaboração e de fomento, a serem, em regra, precedidos de chamamento público e submetidos a novos critérios de avaliação e monitoramento.

O presidente do Crea-RS, engenheiro civil, Melvis Barrios Júnior destacou a qualidade dos debates e propostas realizadas durante a reunião do Crea Sul, “que debateu com bastante qualidade temas polêmicos e fundamentais para o Sistema Profissional”. A próxima reunião do Crea Sul será realizada em Porto Alegre nos dias 19 e 20 de julho.

Adriano Comin
Assessoria de Comunicação do Crea-SC