Creas da região Sul do país fiscalizam hotéis com foco em férias mais seguras

Visando à retomada do setor de turismo diante do ritmo avançado da vacinação contra a Covid-19, os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul fiscalizarão empreendimentos hoteleiros, na primeira quinzena de dezembro. O objetivo é verificar se a manutenção/instalação de diversos itens ou equipamentos, que dependem da expertise de engenheiros, estão em dia e se foram realizados por profissionais habilitados. O lançamento da operação acontece durante a reunião do CreaSul, que está sendo realizada entre 16 e 17 de novembro, hoje e amanhã, em Bento Gonçalves, no RS.

Reunidos em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, os presidentes dos Creas da região Sul – Engenheiro Civil Ricardo Rocha (Crea/PR), Engenheira Ambiental Nanci Walter (Crea/RS) e o Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier (Crea/SC) – oficializaram o lançamento da operação.

Em Santa Catarina, serão mais 500 hotéis visitados em vários regiões, com destaque para os munícipios de Florianópolis e Balneário Camboriú que possuem uma maior rede hoteleira. “A ação é inédita e tem como foco inicial cidades que vão concentrar um volume considerável de turistas com a temporada de verão ou com atrativos turísticos”, destaca o gerente de fiscalização do Crea-SC, Eng. Amb. Ingo Eugênio Dal Pont Werncke.

“Com expectativa de crescimento, o setor turístico em Santa Catarina está investindo em segurança aos que visitam as regiões catarinenses, com protocolos sanitários para turistas e moradores. O aquecimento do turismo é um bom indicativo da recuperação do estado, neste sentido, essa ação visa contribuir para a certificação da infraestrutura desses empreendimentos e também reforçar a importância da atuação técnica das engenharias, geociências e agronomia para a qualidade de vida e desenvolvimento da economia catarinense”, frisa o presidente do Crea-SC, Eng. Civil e Seg. do Trab. Carlos Alberto Kita Xavier.

Os empreendimentos serão fiscalizados  para verificar a responsabilidade dos serviços técnicos executados recentemente e a existência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de serviços como manutenção de elevadores, central de gás, ar-condicionado, equipamentos de proteção contra descarga atmosférica, entre outros.

“Será solicitada a apresentação de cópias de contratos, laudos, projetos, relatórios de inspeção e notas fiscais referentes às atividades técnicas que foram executadas no hotel por empresas terceirizadas e/ou profissionais autônomos”, comenta Werncke. No caso de alguns serviços de manutenção não terem sido realizados, o agente entrega um comunicado de fiscalização, que orienta quanto à necessidade do serviço.

O presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha comenta que a intenção da fiscalização é ajudar a minimizar os riscos de acidentes. “Em um hotel são diversas as atividades que exigem a existência de um engenheiro. É fundamental que as manutenções estejam em dia e sejam feitas por profissionais habilitados ou por empresas com registro junto ao Conselho. Nossa intenção não é a autuação dos empreendimentos, mas que os responsáveis estejam de olho na regularização de itens ou equipamentos”, reforça. Segundo ele, as fiscalizações nos hotéis serão agendadas.

No Rio Grande do Sul, o turismo de negócio representa 70% do setor, conforme dados do Sindicato Intermunicipal da Hotelaria (Sindihotel). “O objetivo da operação é orientar, prevenir e conscientizar sobre a importância da contratação de profissionais e empresas habilitadas”, comenta a presidente do Crea-RS, Engenheira Ambiental Nanci Walter. A primeira fase desta ação no Estado vai priorizar os hotéis localizados na capital, Serra, litoral e Região Metropolitana. No entanto, a ação atingirá os mais de 900 estabelecimentos da rede hoteleira gaúcha.

Equipe de Comunicação do Crea-SC