Crea-Sul discute o planejamento durante Show Agro Coopavel

Presidente Joel Krüger ao lado dos presidentes de Creas da Região Sul: planejamento
Presidente Joel Krüger, ao lado dos presidentes de Creas da Região Sul e do presidente da Mútua, Francisco Almeida: planejamento

 

Brasília, 9 de fevereiro de 2022.


Os Creas da região Sul estiveram reunidos nesta terça (8/2), em Cascavel (PR), durante o Show Agro Coopavel, que está sendo realizado na cidade. Além dos presidentes dos regionais e do Confea, participaram o presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida, o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-PR, eng. agr. Orley Jair Lopes, os conselheiros federais Daniel Galafassi e Luiz Lucchesi, ambos engenheiros agrônomos paranaenses, e ainda o secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes do Estado do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge.

Secretário Valdemar Bernardo (ao centro) acompanhou a reunião do Crea-Sul
Secretário Valdemar Bernardo (ao centro) acompanhou a reunião do Crea-Sul

 
O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, considera que a reunião do Crea-Sul durante o maior evento do agronegócio do país foi bastante proveitosa, inclusive para discutir o planejamento. “O planejamento tem uma importância muito grande para o desenvolvimento das cidades e do campo, e essa aproximação precisa ser valorizada para buscarmos soluções em conjunto. E é importante ver que os Creas da região Sul já estão desenvolvendo atividades em comum, voltadas para esse planejamento”, afirmou.

Para o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha, “a participação do Valdemar na reunião foi muito proveitosa. É sempre importante estarmos em contato com os representantes do nosso Estado, principalmente quando se trata de uma secretaria tão importante como a dele. Valdemar trouxe várias questões que nos levaram a refletir sobre melhorias em nossas ações e planejamento”, disse o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.


A engenheira ambiental Nanci Walter, presidente do Crea-RS, registrou que o secretário de Planejamento do Paraná questionou qual o modo mais adequado de fazer uma contratação para grandes obras. “Eu trouxe o exemplo do Rio Grande do Sul, o programa Cresce RS, da Assembleia Legislativa do Estado, do qual a gente também é signatário, não somos apenas convidados. São reuniões de trabalho para cada um apresentar em que etapa está dentro do eixo. O Crea atua monitorando os projetos, como os de grandes obras, se há profissionais habilitados. E também pode, de maneira proativa, auxiliar o eixo governamental, inclusive os bancos de fomento, na questão de fazer uma fiscalização proativa, não apenas punitiva”, diz.

Presidente do Crea-Pr, Ricardo Rocha, anfitrião da reunião
Presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, anfitrião da reunião


Ela informa que Programa Cresce RS se preocupa ainda com a infraestrutura logística, a desburocratização, “onde entra o licenciamento de projetos, o licenciamento ambiental e a emissão de notas fiscais”, e ainda com os bancos públicos de fomento. “É um programa que tem como parceiros ainda o Ministério Público, a Federação das Indústrias, a Federação do Comércio, o Governo do Estado e as maiores universidades do Estado para monitorar o governo estadual nos projetos de grande monta, desburocratizando as empresas que temos registradas e que influenciam diretamente o projeto de governo. Desde que esse programa existe, em 2019, somos convidados, mas desde setembro do ano passado estamos com uma frequência maior, com direito a voto, desde que assinamos o termo de adesão com o presidente da Assembleia”, ressaltou. 

Hotel + Seguro 
Após as falas de abertura, a gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR (DEFIS), eng. amb. Mariana Maranhão, apresentou os resultados da operação “Hotel + Seguro”, ação conjunta entre os Crea-PR, SC e RS que tomou parte da rede hoteleira dos três estados do Sul, de 1º a 15 de dezembro do ano passado, e teve como objetivo verificar se a manutenção/instalação de diversos itens/equipamentos, que dependem da expertise de engenheiros, estavam em dia e foram realizadas por profissionais habilitados. “O resultado foi extremamente positivo! Em Foz do Iguaçu, por exemplo, tivemos um boom na contratação de profissionais após nossas fiscalizações. Conversamos com hotéis, sindicatos, equipes de manutenção e ressaltamos a importância da ação”, disse Mariana. 

Presidente Nanci Walter destacou as medidas em conjunto entre os regionais do Sul e ainda a atuação do regional no Programa Cresce RS
Presidente Nanci Walter destacou as medidas em conjunto entre os regionais do Sul e ainda a atuação do regional no Programa Cresce RS

No Paraná, 269 hotéis foram fiscalizados, totalizando 1183 ações de fiscalização e 175 irregularidades. “O destaque ficou para a falta de registro e de ART”, disse a gerente do DEFIS. No total dos três estados, a ação envolveu 959 hotéis, gerando 1714 registros de fiscalização.

Crea-Sul
Em relação ao Crea-Sul, Nanci Walter considerou a importância de integrar o jurídico e a fiscalização dos três Creas, como foi feito na reunião organizada pelo Regional em Bento Gonçalves. “Nossa conversa sempre flui bastante. Faremos outras ações conjuntamente. Poderemos fiscalizar também, no início das férias de inverno, em julho, o Ecoturismo, tendo em vista a tragédia de Capitólio, já que os três estados têm muitas atividades nessa área".


A presidente do Crea-RS reforçou a proposta de promover grandes ações de fiscalização concomitantemente, a exemplo da Operação Hotel + Seguro. A previsão de Nanci é que a Operação seja retomada em novembro, agora em hotéis com parques temáticos. “Cada um decidiu o foco que iria tomar. No nosso caso, tivemos como foco a Serra Gaúcha e os hotéis do litoral Norte e Porto Alegre. Criamos também um selo para os hotéis que estivessem com as atividades técnicas de acordo com as nossas”. 

Atividades conjuntas

Presidente Carlos Alberto Kita Xavier (Crea-SC) também destacou a integração entre os regionais e a importância de medidas conjuntas como a ART Social para perícias judiciais
Presidente Carlos Alberto Kita Xavier (Crea-SC) também enfatizou a integração entre os regionais e a importância de medidas conjuntas como a ART Social para perícias judiciais

Na visão do engenheiro civil Carlos Alberto Kita Xavier, que preside o Crea-SC, a reunião foi bastante produtiva, engrandecedora da engenharia da região, “por reunir as grandes lideranças do Sistema em um evento muito organizado e que valoriza o agronegócio brasileiro”. Para ele, o planejamento de atividades conjuntas entre os três regionais, incluindo a unificação de procedimentos, foi um dos pontos altos da reunião. “Destacamos duas propostas: a realização de uma reunião do Colégio de Presidentes no Sul do país, provavelmente em Gramado (RS), e a ART Social para profissionais que fazem perícias judiciais por pessoas que usam a justiça gratuitamente, de modo a termos taxas mais reduzidas”.

Presidentes Kita, Nanci e Ricardo convidam para o Congresso Nacional de Profissionais
Presidentes Kita, Nanci e Ricardo convidam para a 11ª edição do Congresso Nacional de Profissionais


Alguns debates que também deverão repercutir na próxima reunião do Colégio de Presidentes, durante o Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua (de 15 a 17 de fevereiro próximos) foram os relacionados ao Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu) e ao Programa de Produtividade. Kita informou que o orçamento para 2023 também esteve na pauta de discussões. “Falamos sobre como devemos proceder para o futuro, da importância de investimento na eficiência da fiscalização dos Creas”, comentou.

Durante a reunião, um dos tópicos debatidos pelos presidentes foi o Congresso Nacional de Profissionais – CNP. Amplamente apoiado pelos três presidentes, a 11ª edição do evento ocorrerá de 06 a 08 de outubro deste ano. “É o momento de avaliarmos todo o Sistema Confea/Crea e definir, com a participação de todos os profissionais do país, o que podemos melhorar como unidade”, enfatizou Rocha. Clique aqui e confira como foi o 10º Congresso Nacional de Profissionais.

 

 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea com a colaboração das assessorias de Comunicação do Crea-PR e do Crea-SC