Aracaju, 19 de novembro de 2024.
Com foco na segurança e na conformidade técnica, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) iniciou nesta terça-feira (19) uma ampla operação de fiscalização em condomínios residenciais de Aracaju. Durante a ação, os responsáveis pelos condomínios receberam um formulário digital para descrever as atividades de manutenção em itens essenciais, como elevadores, sistemas de combate a incêndio e Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Também foi verificada a existência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que garante que os serviços, projetos e intervenções na área das engenharias, agronomia e geociências estejam em conformidade com a legislação vigente e sejam acompanhados por profissionais devidamente habilitados e registrados no Conselho.
A fiscalização também está atenta a uma demanda crescente e de grande relevância: a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos em condomínios. “Dentro do formulário eletrônico, incluímos essa atividade como um dos itens de verificação. Estamos analisando a situação atual em cada empreendimento alcançado, uma vez que essa modalidade está ganhando destaque com a ampliação do uso de veículos elétricos. Trata-se de uma preocupação técnica fundamental, pois esses sistemas estão equipados com instalações específicas, adequadamente projetadas e realizadas por profissionais habilitados, para garantir a eficiência e, principalmente, a segurança”, explica o coordenador de Fiscalização do Crea-SE, Wlademir Lufran.
O presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, reforça que a operação reflete o compromisso do Conselho em acompanhar as novas demandas da engenharia e garantir sua implementação de forma segura e responsável. “Em Sergipe, temos mais de 4 mil condomínios. Nosso objetivo é garantir que as normas técnicas sejam cumpridas, evitando falhas que possam comprometer a segurança estrutural e a integridade dos moradores. É uma questão de responsabilidade, cuidado com a vida e o patrimônio das pessoas, além de valorização dos nossos profissionais”, afirma.
A gerente técnica do Crea-SE, Paula Braz, destaca que os gestores condominiais terão um prazo de 15 dias, após a coleta do formulário, para devolver a documentação entregue à fiscalização do Crea-SE. Ela enfatiza que a operação não se limita ao capital. “Nos próximos meses, a fiscalização será ampliada para outros municípios de Sergipe, consolidando o compromisso do Conselho com a fiscalização e a orientação técnica em todo o estado”, afirmou.