Crea-SC realiza primeiro encontro preparatório

Florianópolis, 5 de março de 2007

Estão abertas as inscrições para o primeiro Encontro Regional Preparatório ao 9º Congresso Estadual dos Profissionais (CEP) de Santa Catarina. Essa primeira prévia será realizada dia 6 de março, na sede da Associação Catarinense de Engenheiro (ACE), em Florianópolis. Os profissionais podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail cep@crea-sc.org.br.

“O CEP é uma oportunidade para debater os desafios das profissões do Sistema e sua inserção e interação com a comunidade. Por isso a presença dos profissionais é muito importante”, ressaltou o presidente do C-SC Eng. Agrônomo Raul Zucatto. Ao todo, serão oito encontros regionais preparatórios para a primeira etapa do 9º CEP, que acontece em 25 e 26 de maio, no Hotel Maria do Mar em Florianópolis. (veja abaixo o calendário dos encontros regionais).

O Congresso Estadual antecipa a primeira etapa do 6o Congresso Nacional dos Profissionais do Sistema Confea/Crea, o CNP, que será realizado no Rio de Janeiro, entre 15 e 18 de agosto.

Pacto Profissional e Social
O tema central deste ano é “Pacto Profissional e Social”, um acordo entre engenheiros, arquitetos, engenheiros agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnólogos e técnicos, direcionado à melhoria da qualidade de seus produtos e serviços, à eficácia de suas organizações profissionais, à defesa dos interesses sociais e humanos e à promoção do desenvolvimento sustentável.

Como o tema dos congressos envolve os interesses de toda a comunidade – e os profissionais do sistema têm ampla penetração nos mais variados segmentos da sociedade – a convocação para participação intensiva nos encontros preparatórios e no congresso é uma prioridade do Conselho. Serão sete eixos temáticos relacionados ao tema principal (acesse aqui o texto referencial, com ênfase a partir da página 50 que comenta os temas). Em cada um dos oito encontros regionais, devem ser definidas três propostas para cada eixo.

No Congresso Estadual, em maio, serão reunidas e discutidas todas as propostas e definidas as três propostas do estado, em cada eixo, que serão defendidas pelos delegados durante o 6º CNP. No Congresso Nacional serão escolhidas as três propostas nacionais em cada eixo, que voltam para os CREAs para serem avaliadas e sistematizadas na segunda etapa do CEP, que em Santa Catarina acontece no dia 4 de outubro, em Florianópolis.

A última parte do processo acontece na segunda etapa do CNP, em Brasília, de 25 a 27 de outubro de 2007.A meta final é que as 21 propostas aprovadas durante o processo sejam reunidas em um mesmo documento, que deverá ser enviado para a Casa Civil da Presidência da República, de forma que possa resultar em um ou mais projetos de lei do Executivo.

Participar das atividades, convidar colegas e profissionais da área, tem de ser uma preocupação de cada profissional do Crea-SC. Os encontros são a oportunidade de cada profissional debater as idéias, de onde se originarão as moções e propostas encaminhadas aos congressos Estadual e Nacional. “É importante todos os profissionais e entidades de classe se mobilizarem nas oito macroregiões do estado e realizarem grandes eventos com boas propostas e moções a serem apresentadas pelos delegados no 9º CEP, em 25 e 26 de maio”, ressaltou o presidente Raul Zucatto.

A sede da ACE fica na rua Euclides de Castro, 360, no bairro Coqueiros, em Florianópolis. Mais informações poderão ser obtidas na página eletrônica do Crea-SC (www.crea-sc.org.br), ou pelo e-mail cep@crea-sc.org.br.

Encontros Regionais Preparatórios
6/3 – Florianópolis
23/3 – Chapecó
30/3 – Blumenau
17/4 – Videira
20/4 – Lages
26/4 – Mafra
27/4 – Joinville
4/05 – Criciúma

9o Congresso Estadual dos Profissionais do Crea-SC
25 e 26/5 (Primeira Etapa)
4/10 (Segunda Etapa)

6o Congresso Nacional dos Profissionais do Sistema Confea/Crea
15 e 18/8 (Primeira Etapa)
25 a 27/10 (Segunda Etapa)

Eixos temáticos propostos
1 – Da identidade das profissões e dos profissionais
2 – Da eficácia do exercício profissional
3 – Das finalidades papéis institucionais
4 – Da adequação das estruturas organizacionais
5 – Da formação profissional adequada
6 – Da participação profissional desejada
7 – Do processo de discussão de um novo pacto

Patrícia Francalacci
Assessoria de Comunicação CREA-SC