Crea-SC implanta Sistema de ART Nacional

Duas comissões e um GT do Confea – CONP, CEEP e ART Nacional – estão reunidos de 21 a 23.05, na sede do Crea-SC, em Florianópolis. Os conselheiros participam também da reunião Plenária do Confea, nos dias 24 e 25.05. Será a primeira vez que o plenário reúne-se fora de Brasília, trazendo prestígio e valorização para os profissionais e para o estado de Santa Catarina.

A ART Nacional está sendo implantado em todos os Creas do país. Com o Crea-SC já são 21 estados com o repositório de registro de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART’s). A integração do banco de dados vai possibilitar a visualização de todas as informações de histórico de ARTs dos profissionais, empresas e instituições de ensino.

"Cons. Fed. Alessandro Macêdo Machado"

As atividades estão sendo desenvolvidas de forma conjunta entre as equipes de Tecnologia da Informação do Confea e do Crea-SC. Na manhã desta terça-feira (22), o Sistema de ART Nacional foi apresentando ao presidente do Crea-SC, Eng. Ari Geraldo Neumann, pelo conselheiro federal Eng. Civil e Agrim. Alessandro Macêdo Machado, com a participação dos conselheiros e assessores da CONP e da CEEP.

O diretor do Confea, Eng. Agr. Daniel Salatti, afirmou que a unificação da base de dados da ART Nacional é apenas um passo do projeto. A meta, segundo ele, é implantar uma ART única em nível nacional até o final de 2018.

O conselheiro federal Eng. Civil e Agrim. Alessandro Macêdo Machado explica que o repositório consolida em base única todas as informações referentes à ARTs em âmbito nacional – de profissionais, ARTs múltiplas, complementares, etc. Trata-se de um Sistema de Gestão visando à padronização das ARTS, informações de acervo técnico, cadastro de profissionais e empresas, certidão de acervo técnico, livro da ordem, além de módulos como instituições de ensino, entidades de classe e outros.


CONP -
A Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (CONP) debate algumas propostas de resoluções, entre elas, as que discriminam as competências do engenheiro nuclear, do engenheiro automotivo e do engenheiro de software e insere os respectivos títulos na tabela do Sistema Confea/Crea. O registro de instituições de nível superior, a retomada dos treinamentos destinados às assessorias jurídicas dos Creas e procuradoria jurídica do Confea e a consulta sobre Certidão de Acervo Técnico para obras realizadas no exterior também são temas da pauta. O Eng. Mec. Wiliam Alves Barbosa é o coordenador com participações do Eng. Civ. Ricardo Augusto Mello de Araújo, do Eng. Civ. Alessandro José Macedo Machado, do Eng. Agr. Evandro José Martins (Crea-SC), do Eng. Eletric. Inarê Roberto R. Poeta e Silva, e dos assistentes, Eng. Alim. Ana Luiza Queiroz Alvim e Liliane Silva Oliveira.
 
CEEP -
A Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), responsável pela verificação e fiscalização do exercício e das atividades profissionais e cumprimento do Código de Ética Profissional, faz a análise e os devidos encaminhamentos dos cerca de 110 processos incluindo temas como exercício ilegal da profissão, exorbitância de atribuição, registro de empresas e outros. A reunião tem a coordenação do Eng. Mec. Ronald do Monte Santos e participação dos conselheiros Eng. Agr. João Bosco de Andrade Lima Filho, Eng. Eletric. Edson Alves Delgado e dos assistentes, Eng. Mec. Igor de Mendonça Fernandes e Ana Paula Milhomem Miranda.

Ascom do Crea-SC