Crea-SC define instalação da Inspetoria de São Lourenço do Oeste

Florianópolis, 8 de fevereiro de 2011.

A transformação do Escritório Regional de São Lourenço do Oeste em Inspetoria Regional foi o assunto da reunião realizada no dia 04.02 entre o CREA-SC e a Administração Municipal de São Lourenço do Oeste. Participaram do encontro o presidente, Eng. Agr. Raul Zucatto; o assessor de capacitação profissional, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, o diretor regional de Chapecó, Eng. Agr. Franklin Silveira de Brum Junior, o eng. Civ. Fernando Pressoto e o prefeito em exercício João Carlos Ecker.

O objetivo do encontro foi solicitar o apoio da prefeitura para a implantação da inspetoria regional no município. A decisão foi aprovada pelo Conselho por unanimidade na plenária de novembro de 2010. A inspetoria vai abranger 15 municípios e ficará sob a responsabilidade do Eng. Civ. Fernando Pressoto, designado para ocupar o cargo honorífico de diretor regional.

Será necessário também formar um colegiado de inspetores regionais, cargos honoríficos que serão ocupados por profissionais de diferentes áreas de atuação e registrados no Conselho. Está previsto ainda a contratação de um agente fiscal específico para os municípios de abrangência da nova inspetoria e a ampliação do espaço de atendimento e de reuniões do atual escritório. A nova estrutura disponibilizará uma sala de reunião para os inspetores e um escritório virtual para os profissionais. A nova inspetoria deve ser instalada em maio.

O prefeito em exercício João Carlos Ecker disse que São Lourenço do Oeste representa um polo de desenvolvimento regional, próximo de cidades importantes do Paraná como Francisco Beltrão e Pato Branco, mas um pouco distante das principais cidades do Oeste catarinense e das rodovias e BRs que cortam o estado, situação que ocasionalmente dificulta ou inviabiliza a realização de alguns projetos. O prefeito reconheceu a importância da inspetoria para ampliar os serviços de fiscalização do exercício profissional na região.

Ecker pediu ao CREA-SC para formalizar em documento as principais necessidades e prometeu debater o assunto com o prefeito Tomé Francisco Etger e com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, responsável por avaliar os projetos que envolvem o apoio da gestão municipal. Disse também que abrirá uma vaga de representação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico para o CREA-SC.

Zucatto explicou que a transformação do escritório em inspetoria é uma reivindicação de mais de dez anos da comunidade profissional da região e que desde 2005, quando assumiu seu primeiro ano de gestão, vem trabalhando pela interiorização e decentralização dos serviços por meio do fortalecimento das inspetorias e escritórios regionais em todo o estado.

O presidente disse também que uma das grandes metas de sua gestão é fazer do CREA-SC uma instituição mais presente com uma estrutura descentralizada visando assegurar maior representatividade, proximidade, participação credibilidade e transparência perante a sociedade. “Queremos interiorizar e ampliar os serviços do Conselho, não só através da fiscalização, mas através da integração e articulação com as administrações, órgãos e entidades municipais e regionais, sobretudo nos projetos que priorizem o desenvolvimento sustentável da região e a segurança e o bem estar da comunidade.

Na mesma data, foi realizada reunião com lideranças profissionais e classistas para debater sobre a composição do colégio de inspetores e detalhes referentes à contratação do agente fiscal aprovado no concurso público, data e local para instalação da inspetoria.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Crea-SC