Crea-RO saúda Engenheiro Cartógrafo

Porto Velho, 6 de maio de 2014.

No dia 06 de Maio é comemorado o dia do Engenheiro Cartógrafo. De acordo com o dicionário Aurélio, a palavra significa a “arte ou ciência de compor cartas geográficas”. A cartografia é uma especialidade da engenheira, que detém as técnicas de aquisição, processamento, visualização e análise da informação obtida das formações da superfície terrestre: solo, relevo, rios e lagos, vegetação, clima, densidade demográfica, etc.

A Resolução Nº 197, do dia 16 de Outubro  de 1970, diz que são atribuições dos engenheiros cartógrafos o planejamento e projeto referente à cartografia, elaboração e preparação de cartas, em todas as suas modalidades, execução de trabalhos referentes à cartografia, ensino e pesquisa referentes à cartografia, assuntos de cartografia legal e vistorias, perícias, avaliações e arbitramentos referentes aos itens citados.

Brasil

De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia existem cerca de 1430 profissionais atuando nesta área, sendo registrados no Crea Rondônia, 31 profissionais. Este profissional pode trabalhar na iniciativa privada, no serviço público, em empresas de prestação de serviço cartográfico e na área de vendas de software cartográfico. Além disso, muitos trabalham como autônomos e em empresas de consultoria trabalhando em diversas áreas deste setor.

Curiosidades

A profissão de engenheiro cartógrafo é uma das mais antigas do país e do mundo. No Brasil, sua origem remonta a 23 de abril de 1811, quando foi criada a Academia Real Militar, a qual mudou de nome quatro vezes: Imperial Academia Militar (1822), Academia militar da Corte (1832), Escola Militar (1840) e Escola Central (1958), que mais tarde se tornou a Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, concentrando o ensino de diversas disciplinas, incluída a cartografia.

O mais antigo registro cartográfico feito no Brasil data de 6 de maio de 1500. Em razão disso, a Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) instituiu o Dia do Cartógrafo nessa data. Naquela ocasião, mestre João, astrônomo da frota de Pedro Álvares Cabral, determinou a latitude da baía de Cabrália, atual Porto Seguro, local de ancoragem da esquadra portuguesa no ato do descobrimento. Na verdade, isso ocorreu cinco dias após a descoberta do Brasil, ou seja, no dia 27 de abril. Com o advento do calendário gregoriano, a data foi corrigida para 6 de maio.

 

Assessoria de Comunicação do Crea-RO