Natal, 8 de outubro de 2010
Dirigentes e servidores se reuniram na tarde da quinta-feira (7), para a apresentação da proposta final do PCS - Plano de Cargos e Salários dos funcionários do Crea-RN. O projeto foi apresentado pela servidora do Confea, Marlei Cezário, responsável pela elaboração do PCS em parceria com servidores da instituição, Eliane Fernandes, Sales Luiz e Maria Clara Torquato.
O encontro foi aberto pelo presidente do Crea-RN, engenheiro civil Adalberto Pessoa de Carvalho, que fez uma retrospectiva da questão salarial na instituição. E também a progressão salarial ocorrida na sua gestão, quando a questão dos aumentos foi discutida com os servidores e condicionada ao aumento da receita interna, o que na prática veio a acontecer.
Adalberto destacou ainda o compromisso assumido pela atual diretoria com os funcionários no tocante a implantação do PCS. "Nós estamos cumprindo com a nossa obrigação", salientou, durante avaliação do quadro administrativo do Crea-RN.
Marlei Cezário fez uma explanação detalhada dos Instrumentos Normativos que regerão o PCS do Crea-RN. Segundo ela, serão dez instrumentos que irão normatizar a progressão salarial dos funcionários.
Dentre os pontos focados estão à nova estrutura organizacional, considerando a atual divisão do trabalho e a proposta de portaria de lotação. A estrutura conceitual do PCS, com demonstrativo dos cargos atuais e os novos cargos; a tabela salarial com variação de 5%, considerando para o menor cargo vencimentos de R$ 700,00, enquanto no maior cargo salários de R$ 5.990,01.
O processo de transição dos servidores no PCS foi outro ponto considerado. Segundo Marlei, o desenvolvimento do PCS deve obedecer a critérios de promoção levando em conta a atividade desenvolvida, merecimento e antiguidade dos funcionários. Para ter acesso ao PCS o funcionário deve assinar um termo de adesão voluntária. "O servidor terá a liberdade de optar pelo PCS, ou se preferir, manter a situação atual", explica.
Os funcionários aproveitaram o momento para esclarecer dúvidas e fazer questionamentos sobre o PCS. O Plano de Cargos e Salários é uma reivindicação antiga dos servidores que agora se faz realidade. Junto com o PCS, o Crea-RN deve promover em breve um novo concurso público para preenchimento da vagas no quadro administrativo.
Paulo Procópio
Ascom - Crea-RN