CREA-RJ prestigia posse do novo presidente da Eletrobras

Rio de Janeiro, 01 de março de 2011.

Com a recomendação da presidenta da República, Dilma Rousseff, de dar continuidade à modernização da companhia e ao fortalecimento da gestão corporativa do sistema Eletrobras, o engenheiro eletricista, José da Costa Carvalho Neto, assumiu o comando da estatal, nessa segunda-feira (28).

"Deveremos ter participação importante nos projetos que vierem a ser instalados nos próximos anos e aumentar nossa participação em fontes alternativas, até potencializar nossa participação no mercado de energia, função hoje pouco utilizada", discursou Carvalho Neto, durante cerimônia realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), enfatizando que terá "pulso firme" para cobrar os resultados dos técnicos e diretores.

Entre as autoridades do setor elétrico, executivos de todo o sistema Eletrobras e das empresas privadas, o presidente do CREA-RJ, o engenheiro agrônomo, Agostinho Guerreiro, destacou que, no atual cenário, a posse do novo presidente da Eletrobras endossa a vontade do governo de acelerar a geração de energia.

"Ela tem consciência de que o Brasil caminha em direção a ser a quinta economia do mundo e isso não é possível sem geração de energia suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento econômico", comentou Agostinho, dizendo acreditar que a redução de tarifas também será um desafio para o governo.

"A nossa energia elétrica ainda tem um custo relativo alto. Apesar de ter matriz limpa, precisa se aperfeiçoar e considerar outras fontes, além da Energia Hidrelétrica", finalizou.

Transmissão - um grande desafio
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão admitiu que a transmissão ainda é falha, mas que o governo está tentando reverter o quadro.

"Na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram instalados 32% dos atuais 100 mil quilômetros de linhas de transmissão existentes no País", declarou.

O ex-presidente da Eletrobras José Antônio Muniz Lopes, a convite do ministro, continuará na companhia, à frente da diretoria de Transmissão, em seu breve discurso, enfatizou a competência do seu sucessor.

"Quero desejar sorte ao novo presidente porque competência ele tem para continuar levando a Eletrobras para onde estamos levando", disse Muniz Lopes.

Assessoria de Comunicação do Crea-RJ