Crea-PR visita o CINDACTA II em Curitiba

Curitiba (PR), 27 de fevereiro de 2007

Os presidentes do CREA-PR, Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (Senge) e Associação Paranaense de Engenheiros Eletricistas (APEE) estiveram esta semana em visita ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba. Na oportunidade, conheceram o trabalho das equipes do Cindacta II, as instalações e equipamentos do órgão, acompanhados pelo comandante Kiame.

O presidente do CREA-PR, eng. Álvaro Cabrini Júnior, ressaltou a receptividade do órgão durante o encontro com as entidades e a importância do CINDACTA para garantir a segurança das pessoas. Ele destacou ainda a necessidade de investir no setor e de valorizar os quadros funcionais. “É um trabalho de intensa responsabilidade que merece atenção dos órgãos competentes. A recomposição e qualificação dos quadros, bem como o investimento em planejamento, são algumas prioridades emergenciais para o setor”, avaliou Cabrini.
A transparência no gerenciamento do controle do espaço aéreo foi o destaque feito pelo presidente do IEP, eng. civil Luiz Claudio Mehl. “Quero manifestar minha satisfação pela abertura do Cindacta para demonstração à sociedade dos serviços prestados”, disse. “É imperioso que os investimentos públicos na área sejam feitos com rapidez, para garantir a qualidade dos serviços”, ressaltou.
O eng. eletricista Ulisses Kaniak, presidente do Senge, assinalou que a visita reafirmou o fato da segurança do espaço aéreo ser realizada por pessoas capacitadas. “Há polêmicas infundadas sobre a qualidade dos serviços prestados na área do controle aéreo. A visita ao Cindacta II comprovou o que eu imaginava: o espaço aéreo está em boas mãos. Recomendo a visita a todos que tenham interesse em conhecer os serviços prestados pelo órgão”, dise Kaniak.
Já o presidente da APEE, eng. eletricista Rolf Meyer, indicou como destaque a visível melhoria nos equipamentos. “Tecnologias mais avançadas e equipamentos mais modernos estão sendo instalados no local. Isso é essencial para o desempenho da atividade, que exige muita responsabilidade”, avaliou.
A gerente de Relações Institucionais do CREA-PR, eng. civil Vivian Curial Baêta de Faria, acompanhou a visita e destacou o cuidado e o profissionalismo exigido no trabalho dos controladores de vôo. “É preciso muita dedicação e concentração porque não há margem para erros”, analisou, indicando também que é fundamental a valorização dos cargos e o reconhecimento de sua importância.
Anna Preussler Pereira
Assessora de Comunicação Social Crea-PR