Crea-PE e IAB-PE reúnem-se para debater a transição para o CAU

Recife, 20 de janeiro de 2011.

O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, reuniu-se dia 19 de janeiro com os diretores do Instituto de Arquitetos do Brasil  Departamento de Pernambuco (IAB-PE) para definir a melhor maneira de fazer a transição dos profissionais habilitados em arquitetura e urbanismo para o novo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU),  criado no dia 31 de dezembro de 2010. O presidente José Mário Cavalcanti garantiu que a transição será tranquila e se prontificou a ajudá-los no que for preciso.

“A relação dos arquitetos e dos engenheiros nunca vai ser extinta. O que precisa agora é ser reinventada”, disse a presidente do IAB-PE, Vitória Régia, ressaltando a afinidade entre as duas profissões. Na opinião do arquiteto Bruno Ferraz: “o objetivo dos arquitetos era de autonomia de pensamento e ação”, complementou.

Ferraz levantou algumas dúvidas sobre o encaminhamento administrativo que estão sendo tomados. O primeiro foi como será feito o repasse para o CAU estadual. “Noventa por cento do montante arrecadado, como boleto bancário, ART e multas dos arquitetos, serão repassados diretamente para CAU estadual e os 10% restante será destinado ao Sistema Confea/Crea/Mútua”, explicou o presidente José Mário Cavalcanti.    

Para que o processo de transição ocorra de forma tranquila, Ferraz sugeriu que fosse disponibilizado um profissional, de preferência na área de gestão, para fazer esse trabalho de interlocução entre os dois Conselhos. O presidente acatou a sugestão e indicará um profissional com experiência na área.  

Ferraz solicitou também apoio na divulgação, tendo o presidente disponibilizado o portal do Crea-PE (www.creape.org.br) para que sejam noticiadas informações sobre o CAU.
Os arquitetos ressaltam que a transição do CREA para o CAU, o processo eleitoral e a definição da receita a ser repassada ao CAU, somente, entram em vigor quando o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) estiver estruturado. A reunião contou com a presença Vitória Régia, Bruno Ferraz, Lúcia Escorel, Berta Levina Maia e Jório Cruz.

Assessoria de comunicação do Crea-PE