Crea-MS completa 25 anos de atuação

Campo Grande, 13.12.2004

Hoje, dia 13, o Crea-MS - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de MS - completa 25 anos de instalação no Estado e para marcar a data será realizada solenidade na sede do Conselho (Rua Sebastião Taveira, 272 - Bairro Monte Castelo), às 20 horas. Na ocasião, serão inauguradas as novas instalações do Crea-MS e aberta a exposição de fotografias selecionadas no Concurso Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

A idéia é aproveitar a data para mostrar a sociedade a contribuição dos profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia no desenvolvimento do Estado. "São iniciativas que podem passar despercebidas no dia-a-dia da maioria dos cidadãos, mas que são de fundamental importância para a qualidade de vida no Estado", declarou o presidente do Crea-MS, engenheiro Amarildo Miranda Melo.

Interior - As oito cidades onde o Conselho mantém inspetoria realizaram homenagens pelos 25 anos de atuação do Crea em Mato Grosso do Sul. Como forma de prestigiar todos profissionais das cidades, o Conselho aproveitou a ocasião para conferir homenagens para 24 empresas e profissionais de todo o Estado.

As Câmaras de Vereadores das cidades de Nova Andradina, Corumbá, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Paranaíba realizaram sessão solene em homenagem ao Conselho. Coxim e Aquidauna também sediaram a comemoração. Os eventos estão ocorrendo desde julho.

Sessão Solene - No dia 6 de dezembro, segunda-feira, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou Sessão Solene em homenagem ao Conselho. A proposta foi apresentada pelos deputados e engenheiros Paulo Côrrea, Carlos Arroyo, Pedro Teruel e Semy Ferraz.

No dia 10 de dezembro, sexta-feira, às 21 horas acontece o tradicional baile em Comemoração ao Dia do Engenheiro e do Arquiteto, no Rádio Clube. Trata-se da sexta edição consecutiva do evento.

História

A história do Crea-MS começa em 1966, quando o já falecido arquiteto Jurandir Santana Nogueira se deparou com as limitações da então Delegacia do Crea-MT em Campo Grande. Nogueira foi até a sede do Conselho em Cuiabá, então Capital do Estado, e conseguiu uma inspetoria para a região Sul, que funcionou durante 12 anos.

Com a divisão do Estado, em 1977, a necessidade de um Conselho para o recém criado Estado de Mato Grosso do Sul aumentou. Um grupo, coordenado pelo Arquiteto Jurandir Nogueira, estudou o caso, recolheu cartas de diversas empresas do Estado apoiando a idéia e a proposta foi levada ao Confea - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. A Resolução 263, de 20 de outubro de 1979, do Confea criou o Crea-MS e a instalação aconteceu no dia 13 de dezembro. O Arquiteto Jurandir Santana Nogueira registrado como número 1 e nomeado presidente. A primeira sede funcionava em um prédio alugado, na Rua Piratininga, no Jardim dos Estados.

O sistema de formulário de ART - Anotação de Responsabilidade Técnica criado em MS, na época, obteve tanto êxito que os demais Creas passaram a utilizar o mesmo modelo.

A partir de 1982 passaram pela presidência do Crea-MS:

- Engenheiro Civil Euclydes de Oliveira (in memorian) - Gestão 1982 / 1984
- Engenheiro Agrônomo Márcio Portocarrero - Gestão 1991/1993
- Engenheiro Agrônomo Eduardo Serafim de Sousa - Gestão 1985 / 1987
- Engenheiro Civil José Francisco de Lima - Gestão 1991 / 1993
- Engenheiro Civil Maurício Nagem Jorge Saad - Gestão 1994 / 1996
- Engenheiro Civil Jean Saliba - Gestão 1997 / 1999

Gestão 2000 / 2002

- Engenheiro Civil Amarildo Miranda Melo - Atual Gestão

O Crea-MS funcionou também na Rua Antonio Maria Coelho, em um prédio alugado e a sede própria foi adquirida em 14 de agosto de 1996, com apoio do Conselho Federal.

A sede própria foi inaugurado em 29 de agosto de 1997 pelo presidente engenheiro Jean Saliba e a construção da novo prédio começou em setembro de 2001, sendo inaugurado em 2001.

Novas instalações

Em 2004, durante a gestão do engenheiro Amarildo Miranda Melo, foram investidos cerca de 1 milhão de reais na conclusão do prédio novo, reforma das instalações antigas, ar condicionado, mobiliário e na informatização do Conselho.

A partir janeiro de 2005, a maioria dos procedimentos que os profissionais utilizam, como recolhimento de ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, emissão de certidões e de Receituários Agronômicos passarão a ser efetuados via internet, tempo real e livre de taxas.

As instalações da sede do Crea-MS, em Campo Grande, foram totalmente reformuladas, com o apoio do Confea, incluindo o novo e o antigo prédio. "Tudo para melhor atender aos nossos usuários com rapidez, conforto e eficiência", declarou o presidente do Crea-MS engenheiro Amarildo Miranda Melo. O terceiro pavimento, que estava sem acabamento, foi finalizado e passou a abrigar o Plenário, que está equipado para a realização de cursos, eventos e reuniões plenárias, com tratamento acústico, casa de som, telão para projeção de vídeos e tele-conferências.

Também foram instalados dois elevadores, um deles panorâmico. Ambos garantiram o fluxo e acessibilidade do novo prédio, pois atendem as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas quanto às medidas e simbologia.

As antigas instalações passaram por uma reforma para ficar com as mesmas características do novo prédio e também proporcionar melhores condições de atendimento e trabalho.

Assessoria de Comunicação Crea-MS