Crea-GO lança o 1° guia de acessibilidade de Goiânia e o projeto "Calçada Acessível"

Goiânia (GO), 10 de outubro de 2006 

Em 11 de outubro comemora-se o Dia do Deficiente Físico, uma data importante para milhões de cidadãos. Neste dia, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás (Crea-GO), por meio de seu Grupo de Trabalho de Acessibilidade, lança, às 8h30, no auditório João Bennio do SESI, a 1ª edição do Guia de Acessibilidade de Goiânia e o projeto “Calçada Acessível”, que tem como objetivo garantir a acessibilidade, com autonomia, para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Com uma população de 187.116.135 habitantes (dados do IBGE de 2005), o Brasil possui 24,5 milhões de portadores de deficiência física. Este número corresponde a 13,09% da população. No Estado de Goiás, que possui 5.619.917 habitantes, 14% da população possui algum tipo de deficiência. Em Goiânia, com 1.201.006 habitantes, o índice é de 10%, segundo dados do IBGE (Censo Populacional de 2000).

Guia de Acessibilidade de Goiânia – O catálogo informa o nível de acessibilidade dos estabelecimentos da Capital, que é mensurada pela presença de adaptações que permitam melhor utilização dos espaços. O Guia utiliza o recurso de pictogramas para identificar de forma imediata as condições do local. Ele tem 69 páginas e é dividido em serviços (órgãos públicos), transporte, compras, gastronomia, entretenimento/lazer e saúde. A tiragem é de 3 mil exemplares. A distribuição será gratuita em aeroportos, restaurantes, cinemas, hotéis, associações e em locais de maior circulação de pessoas.

“Com essa iniciativa queremos incentivar outros estabelecimentos a se adaptarem para que a inclusão social de portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida permanente ou passageira realmente aconteça, pois como Conselho de profissionais da área tecnológica, somos responsáveis diretos no processo de crescimento e modernização de nossa cidade e temos a obrigação de interagir com a sociedade. Que num futuro bem próximo a acessibilidade faça parte do nosso dia-a-dia, garantindo o direito de ir e vir de todos, com dignidade”, declarou o presidente do Crea-GO, eng. agrônomo Francisco de Almeida.

Segundo ele, nem todos os estabelecimentos estão rigorosamente acessíveis, conforme a NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por isso, nesta primeira edição do Guia, foi classificado o nível de acessibilidade dos locais, procurando descrever e pontuar as dificuldades de cada um. “Num segundo momento, pretendemos eleger os estabelecimentos que cumprirem os critérios básicos de acessibilidade exigidos pela norma, fornecendo-lhes o selo de acessibilidade do Crea-GO”, anunciou Almeida.

Projeto “Calçada Acessível” – Goiânia também vai ter a sua primeira calçada modelo. No dia 11 de julho o Crea-GO firmou convênio com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) que prevê a implementação do projeto “Calçada Acessível”, que prediz acessibilidade total, com a idéia de uma calçada plana, limpa e sinalizada de maneira correta e responsável, e que vai beneficiar um dos principais centros comerciais de Goiânia, no trecho da rua 4, entre as ruas 9 e 23. O projeto tem como objetivo promover a mobilidade do cidadão com conforto, segurança, priorizando sempre o pedestre, com a edificação de calçadas padrões, em modelos racionais e ambientalmente corretos.

O projeto prevê a construção de passarela de circulação passarela com material semipermeável, minimizando os riscos de fortes enxurradas em dias de chuva. O piso rebaixado em todos os cruzamentos vai facilitar a locomoção de pedestres. Ainda está prevista a formação de um canteiro que explore a área vegetativa para diminuir o aquecimento de Goiânia e facilitar a manutenção da infra-estrutura (esgoto, água, energia elétrica) local. O piso tátil vai guiar o portador de deficiência visual por toda a área. Está previsto que 10% dos estacionamentos do centro seja direcionado para deficientes físicos. Dentro do perímetro de intervenção serão sugeridos mecanismos de “Traffic Calming”, uma elevação no asfalto que deixa a calçada de forma contínua no cruzamento na Rua 23 com a Rua 4.

A SMT, gestora do projeto “Calçada Acessível”, vai franquear a cópia do projeto para que o Crea-GO busque parceiros para executar as obras. Na visão do superintendente, coronel Paulo Afonso Sanches, a parceria com o Crea-GO proporcionará melhorias para a sociedade. “É função do município, do Estado e de todos nós darmos suporte às pessoas que necessitam de cuidados especiais. A expectativa é de que iniciativas como essas tragam muitos frutos no futuro”, destaca. A situação atual da maioria das calçadas de Goiânia compromete a circulação de crianças, idosos, portadores de deficiência física e transeuntes de uma forma geral, devido à presença constante de desníveis bruscos e outros tipos de obstáculos que dificultam de forma expressiva o tráfego de pessoas, com riscos de acidentes.

Serviço:
Evento: Lançamento do Guia de Acessibilidade de Goiânia e do projeto “Calçada Acessível”
Data: 11 de outubro de 2006 (quarta-feira)
Horário: 8h30min
Local: SESI – Auditório João Bennio (Av. Araguaia, 1.544 – Térreo – Ed. Albano Franco – Casa de Indústria – St. Leste Vila Nova)

Outras informações:
Assessoria de Comunicação do Crea-GO
Jornalista responsável: Doris Costa 
Celular: (62)9293-3240
Fone: (62) 3221-6280
Fax: (62) 3221-6281
E-mail : imprensa@crea-go.org.br