Crea-ES fiscaliza circuito da Fórmula Renault em Vitória

Vitória (ES), 8 de setembro de 2006

O Crea-ES realizou no último dia 6 de setembro uma vistoria técnica e preventiva nas obras do circuito de rua da Enseada do Suá, em Vitória (ES), onde será realizado no próximo dia 10 de setembro o Renault Speed Show, com a disputa das categorias Clio e Fórmula Renault.

O evento, promovido pela PPD Sports, empresa comandada pelos ex-pilotos Pedro Paulo Diniz e André Ribeiro, é um dos maiores eventos automobilísticos do país, e promete reunir nesta edição, em Vitória, cerca de 100 mil pessoas.

A operação, coordenada pelo presidente do Crea-ES eng. civil Luis Fiorotti com a participação de profissionais da Unidade de Fiscalização, teve o propósito de garantir a segurança dos participantes, uma vez que a previsão de concentração de público no espaço do circuito é grande.

Durante a vistoria, a equipe do Regional verificou a regularidade do exercício profissional nas atividades de montagem de estruturas metálicas, camarotes e arquibancadas, instalação de guard-rails, intervenções viárias, sinalização de trânsito, instalações elétricas e sonorização do local do evento. Alguns serviços não apresentaram a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), mas a empresa responsável pela execução da obra prometeu regularizar todos os documentos.

O presidente do Conselho indicou medidas preventivas e de segurança. Fiorotti, que também é engenheiro de segurança do trabalho, alertou para o perigo de trabalhadores não usarem os equipamentos de proteção individual, como óculos especiais, capacete, botas de couro, luvas de segurança e, principalmente, nos casos de atividades de montagem de estruturas metálicas, o cinto de segurança. Cuidados com fios encapados, ligações corretas de energia e os devidos aterramentos elétricos também foram recomendados.

O resultado final da inspeção demonstrou a necessidade de realização de pequenas alterações e adaptações para tornar o ambiente seguro e em condições de receber as pessoas para o circuito de rua da Enseada do Suá, em Vitória. A capital capixaba e a capital bahiana são as duas cidades do Brasil que realizam a Fórmula Renault em circuito de rua, fator que contribui para que haja mais responsabilidade e mais cuidados na realização do evento.

As obras de montagem do circuito, que tem 2.760 metros lineares, começaram no último dia 21 de agosto e os trabalhos de montagem dos 28 boxes para os pilotos da Fórmula Renault e 31 destinados à Copa Clio já estão sendo finalizados.

Alcione Vazzoler
Consultora de Comunicação do Crea-ES