Crea-ES comemora 45 anos com sessão plenária solene e homenagens

Brasília, segunda-feira, 4 de julho de 2005

Uma grande confraternização na Casa de Eventos Le Buffet, em Vitória (ES), reunindo profissionais da área tecnológica, da Comunicação Social e convidados, na última sexta-feira (1º de julho), marcou as comemorações dos 45 anos do Crea-ES.  Também foi realizada uma sessão plenária solene, entregue a premiação do II Prêmio Confea de Jornalismo e lançadas a terceira edição do Prêmio, bem como a 62ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SOEAA). A Semana ocorrerá entre os dias 28 e 30 de novembro, na capital capixaba com o tema – Compromisso social desafio e oportunidade profissional, o mesmo do III Prêmio Confea de Jornalismo.

O presidente do Confea, eng. Wilson Lang, e o presidente do Crea-ES, engenheiro eletricista Silvio Roberto Ramos foram os anfitriões do evento que também reuniu ex-conselheiros, conselheiros, funcionários antigos e novos. Lang, na abertura dos trabalhos saudou todos os profissionais que vêm contribuindo para a construção institucional do Conselho capixaba. “O Conselho é um dos que se apresenta em todo país como um grande interlocutor da inteligência tecnológica e também no estado do Espírito Santo. Por isso, deixo aqui os cumprimentos do Confea pela passagem dos 45 anos”, ressaltou.

O presidente do Crea-ES, engenheiro eletricista Silvio Ramos, durante a sessão plenária solene, enfatizou a importância da participação de cada profissional, desde a década de 60, quando foi fundado o Conselho, até os dias atuais. “É um orgulho termos aqui tantos colegas prestigiando esse evento. Muitos que fizeram a história do nosso regional. Ainda temos muito a aperfeiçoar no sentido do desenvolvimento profissional, na perspectiva de que nessa busca permanente a tecnologia seja um elemento que nos permita construir o desenvolvimento”, frisou.

Homenagens – uma placa comemorativa pela participação na história do Crea capixaba foi entregue a algumas personalidades pelo presidente do Confea, eng. Wilson Lang e do Crea, engenheiro Silvio Ramos. Entre os homenageados, Ery Carneiro, aposentado e formado em Engenharia Civil em 1951 pela Universidade do Paraná; Olegário Chaves Noronha, também aposentado, com formação em Engenharia Elétrica em 1955; Filemon Tavares, conselheiro remanescente, membro fundador do plenário do Crea-ES e segundo presidente; Bernadete Maria Mil, funcionária mais antiga em atividade, atualmente líder da equipe da prefeitura interna, admitida em agosto de 1970; Andréa Regina Fontana, a mais recente funcionária, engenheira civil, contratada em fevereiro de 2004; à Huguete Guimarães de Barcellos, esposa de Harry de Freitas Barcellos, primeiro presidente do Crea-ES; Marco Antônio Barboza da Silva, terceiro presidente; José Oscar de Magalhães, quarto; Jorge Gerhardt Faria Santos, quinto; Jolindo Martins Filho, sexto; Valter Matielo, sétimo; engenheiro eletricista e chefe de gabinete do Confea, Paulo Bubach, oitavo presidente;  e Silvio Ramos, o atual presidente, formado em Engenharia Elétrica pela PUC/MG.

História - Instituído em 13 de junho de 1960 e fundado em julho do mesmo ano, o Crea-ES funcionou inicialmente no edifício Álvares Cabral. Na composição do primeiro plenário reuniram-se os engenheiros Harry Freitas Barcellos, à época presidente da instituição, Roberto Viana Rodrigues, Manoel dos Passos Barros, Luiz Palma Lima, Raimundo Pereira Mascarenhas, Ery Carneiro, Filemon Tavares e Olegário Chaves Noronha.  Na ocasião, tinha apenas um funcionário e posteriormente transferiu-se para o edifício Banco Mineiro da Produção. Em setembro de 1996, a sede foi levada para o edifício Yung, em Bento Ferreira, onde permanece até hoje.
 
Adriana Baumgratz
Da equipe da ACOM