CREA e MPE fazem vistorias em cadeias de SC

Florianópolis (SC), 28 de fevereiro de 2007

Na manhã de quinta-feira, 22/2, representantes do departamento de Fiscalização do Crea-SC, do Ministério Público Estadual, da Promotoria de Justiça do Estreito, da Vigilância Sanitária e dos Bombeiros realizaram na Central de Triagem da Polícia Civil da Capital – conhecida como Cadeião do Estreito - a primeira vistoria em cadeias de Santa Catarina. Também foram realizadas visitas nas cadeias de Itapema, Brusque e Balneário Camboriú.

A intenção é fiscalizar condições dos estabelecimentos prisionais relativas a engenharia e arquitetura. A parceria foi aprovada na reunião plenária do Conselho, realizada em fevereiro e o projeto prevê visitas a 15 carceragens catarinenses, solicitadas ao MPE por promotores das cidades.

A superlotação foi o principal problema identificado no Cadeião do Estreito. O espaço, que deveria abrigar 32 detentos, está ocupado por 75, tendo atingido o número de 102 presidiários no ano passado. O local possui péssimas condições de iluminação e ventilação, instalações sanitárias e elétricas inadequadas, além de umidade excessiva e falta de ambientes ideais para alimentação e convivência.

O chefe do departamento de Fiscalização, Kleber Justus, ressaltou a importância da parceria, que permite a atuação do Crea-SC em favor da comunidade ao tentar melhorar as condições estruturais e sanitárias das cadeias públicas do estado. “A intenção é ajudar na recuperação social do preso”, concluiu Justus.

Veja o calendário de fiscalização:
Capital (3ª D.P.) - 22.02
Palhoça - 28.02
Itapema - 23.02
Brusque - 26.02
Balneário Camboriú - 26.02
Urussanga - 27.02
Laguna - 12.03
Braço do Norte - 12.03
Porto União - 7.03
São Carlos - 20.03
São José do Cedro - 21.03
Dionísio Cerqueira - 21.03
Campo Erê - 21.03
Mondaí - 22.03
Maravilha - 22.03

Patrícia Francalacci
Colaboração: Andressa Taffarel, Dirceu Getúlio, Tiago Agostini
Assessoria de Comunicação Crea-SC