Crea-CE comemora os 80 anos de regulamentação profissional

Fortaleza, 23 de outubro de 2013

A apresentação de painel, debates e lançamento de livro marcaram, ontem (23), o segundo dia da programação comemorativa aos 80 anos da regulamentação da profissão de engenheiro-agrônomo aconteceu na noite da última quarta-feira (23), no auditório Engenheiro Agrônomo José Guimarães Duque, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE).

O painel teve como tema “Os solos da mesorregião Sul Cearense (Cariri); apresentação do resultado dos trabalhos – Funceme”, e proferido pela engenheira-agrônoma e geógrafa Sônia Perdigão, que mostrou os resultados dos trabalhos da entidade no local. Na ocasião, ela falou da satisfação em estar levantando o assunto para discussão. “Estou muito feliz em poder estar aqui, já que considero o Crea minha casa também, já que sou uma profissional deste conselho, engenheira-agrônoma e Conselheira”, disse.

Após a apresentação, aconteceu um debate entre os presentes a cerca do assunto. A mesa foi composta pela coordenadora da Câmara de Agronomia e Pesca, diretora do Confaeab e engenheira-agrônoma, Helena Araújo, o médico, deputado estadual e presidente da comissão em agronomia da Assembleia Legislativa, Hermínio Rezende, o engenheiro-agrônomo e 2° secretário do Crea-CE, Francisco de Assis Bezerra Leite e o engenheiro-agrônomo e diretor da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará (Aeac), Sabino Alano, que esteve representando o presidente da Aeac, Ésio do Nascimento.

Logo após os debates, ocorreu o lançamento do livro “Levantamento de Reconhecimento de Média Intensidade dos solos – Mesorregião do Sul Cearense: Tomo e Mapas”. O trabalho foi financiado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), conveniado pela Funceme e Secretaria das Cidades. Sônia Perdigão informou que o conteúdo do livro será de grande valia para os estudantes, profissionais da área e para os próprios agricultores. “No livro, o leitor terá conhecimento dos solos existentes no estado, que irá poder fazer planejamentos agrícolas tanto em âmbito governamental quanto municipal, já que ele mostra um trabalho em uma escala com o nível mais detalhado, que permite este tipo de planejamento”.

Segundo Sônia, os livros serão distribuídos para as bibliotecas das universidades e das instituições, ou pessoas que trabalham na área podem solicitar à Funceme um exemplar."A finalidade deste trabalho é um levantamento de solos desta região. Mas o objetivo principal é o zoneamento agroecológico, que a partir deste levantamento se vai poder dizer que determinada cultura será melhor plantada onde ela vai apresentar o melhor resultado”, finalizou.

Programação

No segundo dia de programação, estiveram presentes representantes da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), bem como estudantes de agronomia e conselheiros da Autarquia.

O último dia das comemorações acontece no dia 31 de outubro na sede do Crea-CE. Na ocasião, haverá uma palestra com o tema: “Marco Regulatório da Agronomia: O Decreto 23 196/33”, que será proferida pelo vice-presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Emílio Mouchrek, do Crea-MG, seguido de debates.

Camila Vasconcelos
Assessoria de Imprensa do Crea-CE