Salvador, 26 de outubro de 2010
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia- Crea-BA- inaugura na terça-feira, 26, às 19h, sua nova sede (Travessa 15 de novembro, nº 21) no município de Barreiras. A iniciativa faz farte da política de interiorização das ações do Conselho que busca atender demandas de diferentes regiões do Estado.
O propósito da Inspetoria é verificar a regularidade de obras e serviços realizados por profissionais e empresas vinculados ao setor tecnológico, ação que inclui, entre outras atividades, a fiscalização nas áreas de infraestrutura, construção civil, produção de alimentos, utilização de agrotóxico, indústrias, mineração, etc.
Presente na região desde 1981, o alcance da Inspetoria abrange cerca de 15 municípios e um contingente aproximado de 700 profissionais e mais de 100 empresas registradas no Crea. “Valorizar e estimular o desenvolvimento regional é prioridade. Sabemos da ausência de investimentos concretos em políticas públicas voltadas para o interior, o que leva a uma exorbitante desigualdade em todos os níveis sociais. Regiões importantes estão esquecidas. É preciso estimular o crescimento articulado e sustentável de nossas cidades”, alertou o presidente do Conselho, Jonas Dantas.
O papel do Crea
Além dos serviços específicos como registros e vistos que regulamentam a atividade profissional e de empresas, o Crea registra um dos mais importantes instrumentos de comprovação do exercício profissional: a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), documento que permite a identificação dos responsáveis técnicos pelos empreendimentos.
Número de profissionais na região
Agrimensura - 15
Agronomia - 362
Arquitetura - 16
Engenharia civil - 109
Engenharia elétrica - 96
Engenharia mecânica - 12
Engenharia Química - 5
Geologia e Engenharia de minas - 8
Cidades atendidas pela Inspetoria de Barreiras
Anjical, Barreiras, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Mansidão, Morpará, Muquem de São Francisco, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São desidério e Vanderley.
Além de Barreiras, há inspetorias do Crea em outras 22 cidades.
Cíntia Ribeiro
Assessora de Comunicação do Crea-BA