Brasília, 28 de agosto de 2019.
Com a participação de Esteves Colnago, engenheiro agrônomo que preside da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM/Serviço Geológico do Brasil) e do engenheiro eletricista e mestre em Filosofia, desembargador federal da 1ª Região, Carlos Augusto Brandão, a sessão plenária 1503, do Confea, começou na manhã da 4ª feira, 28/04.
Esteves apresentou uma CPMR renovada com tecnologia e inovações completando 50 anos de atividades, e Brandão destacou a aproximação dos mundos da engenharia e do judiciário. Disse que dos 100 milhões de processos que correm no sistema judiciário, boa parte poderia ser resolvida em câmaras de negociação reunindo “não ator e réu das ações, e sim interessados”. Ele acredita na viabilidade da formação de câmaras entre Creas e tribunais federais regionais.
O engenheiro agrônomo destacou a CPRM como “excelência em conhecimento científico” que atua em 18 estados e historiou parte da atuação da companhia fundada em 1969. Para ele, o país precisa saber de suas riquezas minerais e chamou a atenção para a aproximação da companhia com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e a Petrobras. Ele disse que “além de gás e óleo vários minerais foram encontrados em nossas bacias sedimentares, mas nem todos catalogados e projetados em termos de quantidade, o acordo de cooperação assinado com a ANP e a Petrobras vai permitir essa identificação”.
Inovações, tecnologias e homenagens
O presidente da CPRM falou ainda das “ 300 oportunidades de negócios na área da mineração, divulgadas pelo site da companhia, à espera de investidores. Estamos incorporando outros valores e conhecimentos. Procuramos introduzir inovações e tecnologias por meio, por exemplo, da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que integra universidades nacionais e estrangeiras”, anunciou Esteves.
Mas é no nano satélite, em parceria com a empresa Visiona – uma joinventure que une Embratel e Telebras – que a CPRM vem apostando para dinamizar o mapeamento das minas de mineração e o trabalho dos fiscais que atuam na área. O satélite deve ser lançado em 2021.O presidente da CPRM falou ainda das “ 300 oportunidades de negócios na área da mineração, divulgadas pelo site da companhia, à espera de investidores. Estamos incorporando outros valores e conhecimentos. Procuramos introduzir inovações e tecnologias por meio, por exemplo, da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que integra universidades nacionais e estrangeiras”, anunciou Esteves.
Frente Parlamentar
À tarde as lideranças participaram do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos, que pretende fazer alterações na PEC108/2019 - que altera a natureza jurídica dos conselhos profissionais e desobriga a inscrição dos profissionais nos respectivos conselhos de regulamentação. De autoria do Poder Executivo (Ministério da Economia), a Proposta de Emenda à Constituição aguarda relator, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Confira como foi o lançamento: Instalada a Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais.
Após o lançamento, os conselheiros deram prosseguimento a pauta da sessão, que soma 177 processos e das comissões permanentes, com destaque para a Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), que apresenta maior quantidade. Os trabalhos tiveram coordenação do presidente do Conselho, o eng. civ. Joel Krüger.
Equipe de Comunicação do Confea