COS e CCS apresentaram processos pela manhã

Brasília (DF), 17.06.2005

A COS e CCS, respectivamente (Comissão de Organização e de Controle do Sistema), dominaram os trabalhos da manhã do terceiro e último dia da plenária 1328, que se realiza na sede do Confea, em Brasília.

A COS, coordenada pelo eng. Anjelo Costa, deliberou e apresentou ao plenário 28 processos extra-pauta. Quatro deles, negaram o registro de entidades de classe junto aos Creas do RJ, AC e MT. Entre as razões que justificam a decisão do plenário, está o fato dessas entidades não comprovarem o efetivo funcionamento durante três anos contínuos anteriores ao pedido de registro.

Por outro lado, os conselheiros aprovaram 15 processos que regularizam o registro de  entidades de classe e de instituições de ensino para compor o plenário dos Creas de   MG, PR, SP, SC, RS, RJ, PE, ES, a partir de 2006.

Os regimentos dos Creas do CE, PR e AM receberam aprovação por parte dos conselheiros, após explanação feita por Anjelo que ainda conseguiu aprovar para os Creas do  AP e AL, o remanejamento de verbas do Prodafisc (Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Fiscalização). Os processos dos regionais do MA e do Pará, reunidos nesse lote, receberam pedido de vista.

Por último, a COS também viu aprovado seu projeto que altera  resolução sobre os critérios e os procedimentos para autorização de viagens ao exterior de presidentes, conselheiros federais e regionais e ainda convidados do Sistema Confea/Crea,  para participação em eventos internacionais.

Verbas - João Sobrinho, coordenador da CCS, apresentou 16 processos na extra-pauta. De prestação de contas à reformulação orçamentária, passando pela implantação de inspetorias no estado do Amazonas, ele acompanhou atentamente a aprovação dada por seus pares.

Tiveram aprovação a prestação de contas dos Creas do AM, BA, PB, ES, MT, PB, RR e PI que promoveram programas, seminários, simpósios e feiras.

Os Creas de MG, AM, RJ e RR viram aprovados seus pedidos de reformulação orçamentária. O regional do Amazonas também conseguiu liberação de recursos para a implantação de inspetorias nos municípios de Manacapuru, Tefé, Parintins, Humaitá, Coari e Itacoaciara.

Por Maria Helena de Carvalho
Da equipe da Acom