Convento da Penha será símbolo da 62ª SOEAA

Vitória, 06 de junho de 2005

O Convento da Penha foi o símbolo capixaba escolhido para fazer parte da marca de divulgação da 62ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (SOEAA), que terá seu lançamento oficial no dia 1º de julho na casa de eventos Le Buffet, na cidade de Vitória, Espírito Santo. A definição do símbolo aconteceu hoje à tarde (06/06), durante a 2ª reunião Ordinária da Comissão Organizadora Nacional do evento.

A reunião foi coordenada pelo presidente do Confea, eng. Wilson Lang, e aberta pelo anfitrião presidente do Crea-ES eng. eletricista Sílvio Roberto Ramos, que além de desejar boas-vindas e sucesso nos trabalhos para todos os integrantes, destacou que “a Comissão Organizadora Regional não está medindo esforços para contribuir ao máximo com a comissão nacional e buscar sugestões para serem apresentadas a título de colaboração”.

E por falar em colaboração, a decisão pelo Convento da Penha para compor a marca da 62ª SOEEA foi uma sugestão da comissão local, que tem todo o entendimento do significado do Convento para a cultura capixaba. Nossa Senhora da Penha é padroeira do Estado.

De acordo com a arquiteta Patrícia Cordeiro, uma das maiores defensoras do símbolo, o convento é o principal atrativo turístico e religioso do Estado. Oito dias depois da Páscoa, fiéis de todo o Espírito Santo e até do exterior se dirigem em procissão ao alto do morro da Penha, onde fica o convento, para homenagear a santa. Ela citou também a construção da estrada que conclui seu trecho em frente ao convento.

O convento foi construído em 1644 em um rochedo de 154 metros de altura por Frei Pedro Palácios, espanhol eremita que chegou a Vila Velha em 1558. Foi o primeiro missionário e encarregado da catequese dos índios locais. Com base no ideal eremita, instalou-se numa gruta na base do morro (hoje conhecida como Gruta do frei Pedro Palácios). Ao lado construiu um nicho (pequena capela), para painel de Nossa Senhora de Alegrias, existente até hoje. Reza a lenda que por três vezes o painel de Nossa Senhora apareceu no alto da Penha, sinalizando ao frei, onde deveria construir sua capela.

Outras decisões  Além da definição do símbolo local para compor a logomarca, foram definidos também, na segunda reunião ordinária, os locais que receberão visitas técnicas durante a 62ª SOEAA, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Centro de Convenções de Vitória (ES).

A Comissão Regional sugeriu como locais: Fábrica do Chocolates Garoto, Companhia Vale do Rio Doce, Orquidário Kaustky, AGG Granitos, Aracruz Celulose, Companhia Siderúrgica de Tubarão, patrimônios históricos e Fazenda Modelo Incaper. Todas as sugestões foram acatadas e foi acrescentada ainda visita ao Porto de Vitória.

Com relação ao Fórum da Mulher, outro ponto de pauta, ficou decidido que a Comissão Organizadora local se reunirá brevemente com a coordenadora nacional do fórum, engª Deodete Packer, para definir a programação do evento.

Bety Rita Ramos
Assessora de Comunicação