Congresso Nacional cria Frente Parlamentar da Engenharia

Brasília, 23 de agosto de 2005

<FRENTE1.JPG||RIGHT>>Mais uma conquista para a área tecnológica do país. É que foi instalada na tarde desta terça-feira, 23 de agosto, no Senado Federal, a Frente Parlamentar da Engenharia.

Composta por Deputados Federais e Senadores da República, a Frente se destina a defender, apoiar e promover o desenvolvimento e a valorização da engenharia e das demais profissões do setor tecnológico brasileiro.

Também se propõe a acompanhar o processo legislativo no Congresso Nacional, conduzindo as demandas políticas e oferecendo subsídios, com informações fidedignas e oportunas, às matérias de interesse da engenharia e seu exercício profissional.

Outro aspecto da nova Frente é que ela vai promover a integração entre o Congresso Nacional e as entidades e órgãos representativos das profissões de engenharia, em especial o sistema Confea/Crea.

Adesão maciça
<FRENTE2.JPG||RIGHT>>A Frente recém-instalada já conta com a participação de 35 parlamentares, sendo nove senadores e 26 deputados, todos eles engenheiros em suas diferentes especialidades (segue abaixo, lista completa dos integrantes).

Por ocasião do lançamento, os integrantes apresentaram o Estatuto da Frente Parlamentar da Engenharia, que rege sobre a organização e funcionamento da mesma. Foi aberto prazo para apresentação de emendas ao texto original.

A cerimônia de instalação também se destinou à eleição da chapa à Mesa Diretora da Frente Parlamentar. O presidente, eleito por aclamação, é o senador Marcelo Crivella (PL-RJ). Também compõem a mesa o vice-presidente, deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ) e o primeiro-secretário, deputado João Batista (s/partido-SP).

Engenharia pelo desenvolvimento
Os discursos de abertura fizeram considerações acerca da importância da engenharia para o desenvolvimento do país. “O Brasil precisa crescer. E é impossível crescer sem engenharia. Para promover esse crescimento, é preciso que o Congresso e as instituições como o Confea caminhem juntos. Só assim, poderemos ter políticas públicas eficientes para o setor”, frisou o presidente da frente parlamentar, senador Marcelo Crivella.

Fizeram coro com o presidente os demais integrantes da Mesa Diretora da Frente. Para o deputado Edson Ezequiel, a engenharia é uma espécie de sacerdócio que não pode ser esquecida por um político formado na área tecnológica. “Eu estou deputado, mas sou engenheiro, e sempre serei, até o dia em que não for mais um parlamentar”, garantiu o vice-presidente.

Já o primeiro-secretário da Frente, deputado João Batista, analisou a importância social da engenharia. “Na lista de prioridades para o desenvolvimento do país, estão incluídos a educação, o trabalho e saúde. Mas como melhorar esses setores sem o desenvolvimento da ciência e da área tecnológica como um todo?”, considerou.

Fórum Nacional
Além dos trabalhos legislativos, a Frente Parlamentar da Engenharia também irá promover, a cada dois anos, o Fórum Nacional de Engenharia. O evento se destinará ao debate amplo dos cenários do desenvolvimento nacional e das demandas sociais e econômicas da área tecnológica.

Juntamente com os parlamentares, o presidente do Confea também terá assento na Mesa Diretora, como membro honorário. O atual presidente, eng. Civil Wilson Lang, esteve presente à instalação da Frente Parlamentar, juntamente com os demais conselheiros federais, presentes em Brasília por ocasião da Plenária 1.329.

“Não existe, na história da humanidade, nação que tenha se desenvolvido com justiça social, se não pelo uso intenso dos engenhos. Quanto se trata do desenvolvimento da engenharia, estamos falando de saneamento, habitação, agricultura, trabalho, segurança alimentar e educação. No entanto, o número de engenheiros hoje é menor do que a demanda do país requer”, alertou Wilson Lang.

Reivindicação
O presidente do Confea aproveitou a instalação da Frente Parlamentar para fazer uma reivindicação. Ele pediu para que os parlamentares considerem a criação de um Projeto de Lei que possa aumentar o número de conselheiros federais. “O sistema Confea/Crea foi criado em 1933, com 15 cadeiras de conselheiros. Hoje, há 27 Unidades da Federação. Precisamos, então, aumentar essas cadeiras para que o Confea exerça melhor sua representatividade federativa”, analisou Lang.

Segue lista dos parlamentares integrantes da Frente Parlamentar da Engenharia:

Senadores
Aelton Freitas
Alberto Silva
César Borges
Delcídio Amaral
Eduardo Azeredo
Efraim Moraes
José Jorge
Marcelo Crivella – Presidente
Osmar Dias

Deputados
César Bandeira
Edson Ezequiel – Vice-Presidente
Eduardo Sciarra
Félix Mendonça
Fernando Ferro
Jaime Martins
João Batista – 1º Secretário
João Tota
José Carlos Machado
José Múcio Monteiro
Júlio Semeghini
Leodegar Tiscoski
Leônidas Cristino
Luiz Bittencourt
Marcello Siqueira
Marcelo Teixeira
Mauro Passos
Miguel de Souza
Murilo Zauith
Pauderney Avelino
Pedro Chaves
Pedro Fernandes
Ricardo Barros
Ronaldo Dimas
Ronaldo Vasconcellos
Tadeu Filipelli

Sandro Farias
Da equipe da ACOM