Confira os nomes dos conselheiros eleitos para tomar posse em 2023

Mesa diretiva dos trabalhos de apuração das eleições 2022 do Sistema, conduzida pelo conselheiro federal eng. civ. Daltro Pereira
Mesa diretiva dos trabalhos de apuração das eleições 2022 do Sistema, conduzida pelo conselheiro federal eng. civ. Daltro Pereira

Brasília, 3 de novembro de 2022.

Nesta quinta-feira (3/11), foram realizadas as eleições do Sistema Confea/Crea pela internet, que teve sua estreia ano passado. A apuração dos votos pôde ser acompanhada pelo Youtube do Confea.

Foram eleitos representantes do Acre (Industrial), Alagoas (Agronomia), Amapá (Elétrica), Rio de Janeiro (Civil), Rondônia (Civil) e Sergipe (Elétrica), os quais irão integrar o pleno do Confea de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025. Em virtude de vacância, também foram realizadas eleições para a presidência do Crea-PA e para a diretoria administrativa da Mútua em Rondônia, conforme regras da Decisão Plenária PL nº 1.021/2022.

Confira quem foram os conselheiros federais eleitos:
Conselheiro FederalConselheiro Suplente Grupo/modalidadeUF
Aysson Rosas FilhoMarcelo Jorge TorresIndustrialAC
Cândido Carnaúba MotaJosé Gomes Fragozo NetoAgronomia AL
Marcos da Silva DragoLourival Augusto Dias FilhoElétricaAP
Carmen Lúcia PetragliaPaulo Cesar Nayfeld GranjaEngenharia CivilRJ
Neemias Machado BarbosaLaline Garcia GomesEngenharia CivilRO
Sérgio Maurício Mendonça CardosoAlexsandro Meireles Menezes dos SantosEngenharia ElétricaSE


Para presidir o Crea Pará foi eleita a eng. civ. Adriana Falconeri Rebelo Boy; já para a diretoria administrativa da Mútua-RO, o eng. ftal. Pedro Ernesto Amorim Sena Filho. A eleição no Pará foi em virtude do falecimento do eng. civ. Carlos Renato Milhomem Chaves, em junho de 2022. O novo mandatário permanecerá no cargo até 31 de dezembro de 2023.

Veja os resultados detalhados das eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2022


Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), eng. civ. Daltro de Deus Pereira, assessorado por Talita Machado e teve o acompanhamento dos demais integrantes da CEF:  eng. eletric. Genilson Pavão Almeida, eng. eletric. José Miguel de Mello Lima, eng. mec. Michele Costa Ramos, eng. ftal. Ricardo Luiz Lüdke e eng. agr. Alan Michel (suplente).

Pela quarta vez, processo virtual foi bem-sucedido nas eleições do Sistema, rumo as eleições gerais de 2023
Pela terceira vez, processo virtual foi bem-sucedido nas eleições do Sistema, rumo às eleições gerais de 2023

“Tudo transcorreu sem nenhuma intercorrência, e com uma participação muito boa dos profissionais, na ordem de 12,81%. O processo eleitoral está sendo muito divulgado, a gente espera uma participação maior dos profissionais a cada processo. Este foi mais um grande teste para as eleições gerais dos presidentes de Crea, diretores da Mútua, conselheiros federais e presidente do Confea, no ano que vem. Essa é a terceira eleição nesse novo processo, virtual. Então, é importante essa participação. Estamos fechando com chave de ouro essa demanda antiga dos CNPs com uma evolução a cada eleição na participação, na confiança e na transparência do processo. A gente tem avançado também no processo de esclarecimento dos profissionais, incentivando uma grande atualização cadastral, voltada principalmente para as eleições gerais. Hoje, essa é uma das grandes dificuldades. É a chave do sucesso para o envio das senhas e o sucesso do processo eleitoral como um todo”, descreve o coordenador da CEF.

Leia mais:
Confea realiza Seminário Eleitoral para pleito de 3 de novembro

Comissão Eleitoral Federal promove simulação de pleito que se aproxima