Conferência Internacional Água e Energia terá presença de representantes da ANA

Brasília, 14 de julho de 2016.

"Reunião realizada na sede da ANA"

Em reunião na Agência Nacional das Águas (ANA), na quarta-feira (13/7), o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. José Tadeu da Silva, convidou o corpo técnico da agência a participar da Conferência Internacional Água e Energia – Novas Abordagens Sustentáveis, que será realizada pelo Conselho de 27 a 29 de julho, em Brasília. Confira a programação.

No encontro com o diretor-presidente Vicente Andreu Guillo, José Tadeu ressaltou a importância da realização da conferência. “É a área tecnológica do Brasil pautando temas sustentáveis e se preparando para o grande debate que irá acontecer no país em 2018, durante o Fórum Mundial da Água, que também será sediado em Brasília”, disse o presidente do Confea.

Ainda sobre o esforço do Conselho em colaborar para as discussões do fórum, o conselheiro federal e um dos responsáveis pela organização da conferência do Sistema Confea/Crea Daniel Salati completou: "Queremos contribuir efetivamente para o evento mundial formando uma massa crítica por todo o Brasil, com ações nos conselhos regionais".

"José Tadeu (quarto da dir. para esq.) entre os dirigentes da ANA (à esq.) e da Adasa"

Também nesse sentido, o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), ressaltou a relevância do trabalho em parceria com o Conselho. "É importante fazermos essa conexão de debates. É a mobilização que precisamos para o fórum mundial", afirmou Paulo Salles, que já confirmou presença no evento do Confea. Ele irá ministrar palestra sobre o evento mundial, no dia 29 de julho.

Depois de agradecer o convite, o dirigente da ANA elogiou a iniciativa do Conselho. ”Parabéns! Os temas são fantásticos e será uma ótima oportunidade de termos especialistas da agência participando das discussões e apresentando nossas experiências, reforçando inclusive a importância de se ter no Brasil uma operação energética que vise à segurança hídrica. Isso é fundamental”, pontuou Andreu.

Também participaram da reunião o superintendente de Integração do Sistema, Gilberto Campos, e o chefe de gabinete da ANA, Horácio Figueiredo.

"Andreu palestrou no 4º Encontro de Líderes do Sistema em 2015"

Recursos hídricos
O tema recursos hídricos nacionais já esteve na pauta da ANA e do Sistema Confea/Crea em 2015, durante o 4º Encontro de Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, quando Andreu falou para as lideranças da área tecnologia sobre os desafios e soluções da crise hídrica brasileira. Na ocasião, Guillo enfatizou que a situação hídrica no Brasil deve servir como aprendizado para a cultura do Brasil no que diz respeito à água. “Seja por uma cultura que existe no País, de que a água é abundante e infinita, e que nós teremos este recurso de maneira inesgotável ao longo dos tempos, não podemos permitir que o retorno, ao final deste processo [de crise], nos coloque no mesmo patamar de antes, porque este patamar é muito rebaixado em relação à temática da água”, afirmou.

Andreu ainda destacou a importância da engenharia para mudar padrão de uso. “Para tratar de reuso, com tecnologias mais baratas, não dá sem a participação dos profissionais reunidos pelo Confea. Para reunir esse conjunto de alternativas técnicas a ser transformado em políticas públicas, este encontro [referindo-se ao 4º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua] é insubstituível. É salutar que a engenharia brasileira se envolva para propor soluções para a crise hídrica e de energia brasileiras.”

Sobre a conferência

A Conferência Internacional Água e Energia – Novas Abordagens Sustentáveis terá a proposta de formalizar as contribuições da Engenharia no desenvolvimento e na implantação de novas tecnologias sustentáveis nas áreas de Água, Energia e Saneamento. Os resultados serão apresentados no 8º Fórum Mundial da Água, que será promovido em março de 2018, em Brasília (DF).

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea