Confea promove visita técnica à ponte Hercílio Luz

Florianópolis, 25 de maio de 2018.

"Conselheiros visitaram a Ponte Hercílio Luz na manhã desta sexta"

Uma das maiores obras em execução no país, a reforma da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, está com  suas obras, finalmente, em seus últimos estágios. Para conhecer de perto a magnitude desta etapa final de um processo que já vem se arrastando por décadas, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) promoveu uma visita técnica ao local, nesta sexta (25).  A plenária do Confea está sendo realizada desde ontem no Crea-SC. “É um orgulho como engenheiro civil brasileiro conhecer de perto esta grande obra”, comentou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, após a visita.

Guiados pessoalmente pelo engenheiro fiscal Wenceslau Diotallevy, os conselheiros assinaram o livro de obras e percorram os últimos trechos dos trabalhos. Os conselheiros foram acompanhados pelo presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira, diretoria e presidente do Crea-SC, Ari Neumann, além do presidente da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae), ex-presidente do Confea, José Tadeu da Silva, e do presidente da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), eng. civ. Carlos Nakazima.

Projeto do engenheiro e ex-governador Hercílio Pedro da Luz e erguida em 1928, a Ponte poderá durar indefinidamente, com a devida manutenção. “Após a restauração, o ideal para a manutenção da ponte é lavá-la uma vez por ano com água doce”, descreveu ao jornal Notícias do Dia, que informou seu retorno à capital, nesta sexta-feira, após visitar as fábricas das peças importadas da Espanha e da Itália para a obra.

As pontes de Wenceslau

Se entre os maiores méritos do homônimo mais famoso, Venceslau Braz, na presidência do país, há um século, estiveram a pacificação e a definição dos territórios de Santa Catarina e Paraná, após a Guerra do Contestado, para o engenheiro civil catarinense Wenceslau Diotallevy, sua sina foi integrar a população da capital de seu estado, tendo nos últimos anos, como desafio maior, a reforma da Ponte Hercílio Luz.

"Engenheiro Wenceslau Diotallevy ao lado do presidente do Confea, Joel Krüger, e do presidente da Associação Catarinense de Engenheiros, Carlos Nakazima"

Funcionário do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), desde 1982, Wenceslau espera se aposentar ao concluir a reforma. Em entrevista ao jornal Notícias do Dia, de Florianópolis, ele afirmou: “Brinco que na reinauguração da ponte haverá duas fitas: uma para a obra e outra para mim”. Além da Ponte Hercílio Luz, as “pontes” erguidas com  a participação direta de Wenceslau também envolvem túneis em Florianópolis, Itapema, Paulo Lopes e Tubarão, além da Via Expressa Sul e da ponte, propriamente dita, Pedro Ivo Campos.

“Comecei minha carreira profissional fiscalizando os serviços de execução da Pedro Ivo Campos, obra vizinha da ponte Hercílio Luz. Coincidentemente, Deus colocou-me agora para recuperá-la. Eu não tinha como imaginar este convite. O momento mais marcante da reforma foi a primeira transferência de cargas, em fevereiro deste ano. A expectativa era muito grande. Foi a primeira intervenção na estrutura da ponte após 91 anos”, declarou ao jornal Imagem da Ilha. Ontem, a torre insular foi elevada em três centímetros para a troca das rótulas, peças responsáveis pela movimentação da estrutura provocada pela dilatação. O novo prazo para a conclusão da obra será anunciado em breve.

Equipe de Comunicação do Confea