Confea participa de Teste de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação

Brasília, 23 de novembro de 2021.

Rodrigo Borges, gerente de Tecnologia da Informação (TI) do Confea, participa dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, iniciados na segunda-feira (22/11), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Rodrigo Borges

Até a próxima sexta-feira (26/11), os testes terão a participação de 26 investigadores que buscarão executar 29 planos de ataque nos hardwares e nos sistemas que serão utilizados nas eleições de 2022.

A cerimônia que antecedeu o início do teste foi iniciada pelo ministro que preside o TSE, Luís Roberto Barroso,
que anunciou dados reunidos em pesquisas que dão conta de que o WhatsApp representa 79% das fontes de informações, ficando as emissoras de TV com 50%. Para ele, é preciso envolver cada vez mais as mídias digitais no processo de esclarecimento à população e no combate às notícias falsas.

Borges lembra que o Confea vem participando do início dos testes nos últimos anos. Para ele, "o teste revela transparência do processo e dá segurança à sociedade”.

Também participaram da cerimônia o vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin, o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, o juiz auxiliar da Presidência do TSE e coordenador da Comissão Avaliadora do TPS 2021, Sandro Vieira, e o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Júlio Valente

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea