Confea participa de lançamento de livro sobre a engenharia goiana

Goiânia, 03 de junho de 2013.


O Crea-GO lançou, na noite de segunda-feira (03), o livro “A Engenharia em Goiás”. A solenidade de lançamento ocorreu no Espaço Sofisticato, em Goiânia, e reuniu mais de 300 pessoas, entre ex-presidentes da Autarquia, presidentes de Creas da região centro-oeste, autoridades políticas, conselheiros, presidentes e representantes de entidades de classe, profissionais da área tecnológica, imprensa e colaboradores do Crea-GO.
 
O livro, organizado pelo próprio Crea-GO, é resultado de mais de três anos de pesquisa. A produção foi realizada juntamente com recursos do Confea e de mais de 15 empresas patrocinadoras.  Para o presidente do Conselho Federal, engenheiro civil José Tadeu, a obra é uma forma de construir o futuro da engenharia. “Quando o Crea-GO toma a iniciativa de editar esta memória, de olhar no retrovisor, olhar para o passado, ele está olhando também para o futuro da engenharia. Tudo o que acontece hoje é reflexo dessa história”, afirma. “É preciso olhar para trás para compreender o presente e construir o futuro”, completa o engenheiro.

De acordo com o presidente do Crea-GO, engenheiro civil Gerson Taguatinga, o livro é uma forma de agradecer àqueles que construíram o Estado de Goiás. “O registro da memória do que transcorreu em Goiás pelas mãos dos engenheiros é uma reverência ao passado, com o sentimento de eterna gratidão aos irmãos que desbravaram terras inóspitas”, afirma Taguatinga. “Se hoje exercemos uma engenharia contemporânea com dignidade é porque tivemos profissionais corajosos, determinados e persistentes que desbravaram caminhos”, reitera.


Sobre o livro

Com 250 páginas, “A Engenharia em Goiás” traça a atuação da engenharia desde as primeiras expedições dos militares enviados pela Coroa Lusa às regiões dos chapadões, chegando até os dias atuais. Entre textos, imagens e tabelas, a obra reúne importantes documentos históricos, como fotos do acervo de Hélio de Oliveira, Eduardo Bilemjian e Gláucio Henrique Chaves, fotógrafos consagrados que retratam a construção do Estado sob olhares reveladores. Também é registrada a participação do Clube de Engenharia de Goiás, cuja atuação foi fundamental em importantes momentos, como na criação da Escola de Engenharia Brasil Central e na instalação do Crea-GO.


Paula Nogueira 
Assessora de Imprensa Crea-GO