Confea marca presença no Conemi 2016

Goiânia, 29 de setembro de 2016.


Teve início na noite de terça-feira (27), a abertura solene do XVI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Conemi) no Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). O evento, que reuniu mais de 100 pessoas na abertura, é realizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) em parceria com a Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi) e a Associação  Brasileira dos Engenheiros Mecânicos – Seção Goiás (Abemec Goiás).

Além de apoiar o evento, o Confea também montou um estande para divulgação do trabalho desenvolvido pelo Conselho, incluindo a distribuição de material informativo de interesse dos profissionais e da sociedade. Entre as publicações distribuídas, estão   edições de bolso do Código de Ética, Livros da Resolução 1048/13, que reúne toda a legislação referente às profissões, a relação de entidades nacionais, a relação de entidades nacionais, além de folders do Conselho Federal.

Abertura do evento
A mesa de abertura do evento contou com a participação do presidente da Fenemi e coordenador-geral do XVI Conemi, eng. mec. Jorge Nei Brito que reforçou a importância do Congresso. “Primeiro, um evento como este dá visibilidade a todos – temos aqui diversas autoridades de vários estados que certamente levarão para frente toda essa leitura que estão fazendo aqui. Além disso, é importante também porque traz alguns temas que possivelmente não foram oferecidos aqui, até porque a engenharia mecânica em Goiás é muito nova. Estamos oferecendo 13 minicursos com especialistas de temas muito interessantes”, afirmou.

Já o conselheiro federal por Goiás, eng. mec. Paulo Roberto Lucas Viana, representante do Confea à mesa, cumprimentou  todos e agradeceu o apoio recebido para a realização do Congresso. O conselheiro ainda aproveitou para lembrar os estudantes presentes da importância de uma ação política na área da Engenharia Mecânica. “Nós, engenheiros, somos muito dispersos, especialmente os engenheiros mecânicos. Entramos nas fábricas e empresas e nos fechamos no nosso casulo do dia a dia e esquecemos que temos uma estrutura que tecnicamente deveria nos defender e muitas vezes falha”, destacou, afirmando que os sindicatos e associações, especialmente a Abemec Goiás, precisam de ajuda, “principalmente de sangue novo”.

O conselheiro coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica do Crea-GO, eng. mec. Aldo Muro Júnior, que estava representando  o presidente do Regional, eng. agr.  Francisco Almeida, também agradeceu a todos os apoiadores do evento e  destacou  a importância da participação política de engenheiros. “O engenheiro, de maneira geral, não participa da vida política que nós precisamos participar”, disse. Já o presidente da Abemec Goiás, Eng. Mec. e Seg. Trab. Juarez Batista de Faria, afirmou receber a todos com grande satisfação e ainda que “a classe precisa começar a se mobilizar para realizar mais eventos semelhantes”.
Por fim, o diretor-geral do campus Goiânia do IFG, Alexandre Silva Duarte, que no ato representou o reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva, destacou a importância da realização do Congresso  nas instalações do instituto e destacou: “É uma honra receber o XVI Conemi aqui e permanecemos de portas abertas para realizar qualquer tipo de evento no IFG que seja importante para nós e para vocês.”

O XVI Conemi - que segue até o dia 30 de setembro com programação e conta com minicursos, palestras técnicas e apresentação de trabalhos -, tem como objetivo divulgar trabalhos de profissionais, pesquisadores e estudantes, através da exposição de trabalhos científicos; fortalecer a relação indústria/academia, incentivando possíveis parcerias e intercâmbios pessoais; e apresentar, além de conteúdo técnico, tópicos relacionados às áreas de economia, mercado, administração, logística e demais áreas afins, que sejam de interesse geral, apresentando novas tecnologias. Além do Confea, o evento tem o apoio institucional da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas - Mútua, e do IFG. Também apoiam o Congresso, o Clube de Engenharia de Goiás (Ceng), a Associação Brasileira de Engenharia Elétrica (Abee), as Faculdades Alves Faria (Alfa) e o Hotel Plaza Inn Paineira.

Acompanhe a cobertura do evento:
- Minicursos do 2º dia de Conemi abordam diversas temáticas da Engenharia Mecânica
- Conemi discute redutores de velocidade e ensino da engenharia na Europa em palestras técnicas

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações do Crea-GO