Confea libera mais de 4 milhões para os Creas

Brasília, 23 de maio de 2018.



Neste mês de maio, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) fez um repasse no valor de R$ 4.358.131,97 para os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea) por meio de convênios que contemplam tanto o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu) quanto as linhas de crédito para construção ou ampliação de sede ou construção de inspetoria.  Confira os Creas que receberam os repasses:

 

A linha de crédito para construção ou ampliação de sede ou construção de inspetoria está contemplada na PL 1358/2017.



Saiba mais sobre o Prodesu


O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu) objetiva angariar e gerenciar recursos orçamentários e financeiros para programas voltados à implementação de políticas de sustentabilidade econômica e social do Sistema, como projetos de modernização das atividades finalísticas priorizando a fiscalização, melhoria administrativa, capacitação de pessoal, implantação de soluções de tecnologia da informação e instalação de ouvidoria e assessoria parlamentar. A proposta é ainda apoiar e acompanhar os participantes no desempenho de suas funções e nas ações voltadas à uniformização de procedimentos no âmbito do Sistema.


Depoimentos

"Presidente Francisco Almeida: paradigmas do Prodesu Foto: Sílvio Simões"

Com previsão, para 2018, de que o Crea-GO receba do Prodesu cerca de R$ 710 mil reais (para a reforma da Casa da Engenharia de Mineiros e custeio de atividades de fiscalização), o presidente Francisco Almeida saúda as melhorias proporcionadas pelo Programa. “Com o Prodesu, houve melhorias muito importantes nas instalações físicas, na fiscalização, na informatização e nos treinamentos dos Regionais, otimizando a prestação de serviços e beneficiando os profissionais e a sociedade”. Vê a necessidade de mudanças: “Acredito que, no máximo daqui a dois anos, o programa precisa ser adequado à nova realidade do Sistema”. E define: “A manutenção da fiscalização evita que leigos e pessoas inabilitadas exerçam as profissões abrangidas pelo Sistema. A estruturação física dá mais condições de qualidade de atendimento aos Creas. E a informatização desenvolve sistemas para que possa ser realizada uma fiscalização sustentável e planejada”.

"Implantação da ISO no Crea-TO, destaca presidente Marcelo Costa Maia"

“A celebração de convênio com o Conselho Federal viabilizou financeiramente o processo de contratação da consultoria necessária às práticas voltadas à certificação. A implantação da ISO no Crea-TO resultará em ganhos, além da padronização de rotinas, passando pelo acompanhamento sistemático dos serviços desempenhados por nossas unidades, garantindo ainda mais credibilidade à autarquia pela efetividade nos processos internos, no controle, e na padronização das informações”, manifestou o presidente do Crea-TO, Marcelo Costa Maia.


"Prodesu é ajuda imprescindível para o Crea-PA, diz presidente Carlos Renato Chaves"

Para o presidente do Crea-PA, Carlos Renato Chaves, participar desse programa, representa, em caso de aprovação do projeto, um “alívio” no orçamento do Crea. “Uma ajuda imprescindível para a melhoria contínua do Sistema, com vistas a atingir de forma sempre mais eficiente sua função básica que é fiscalizar o exercício profissional das profissões da Engenharia, Agronomia, Geologia, Meteorologia e Geografia".

"Melhorias estruturais são elogiadas pelo presidente em exercício do Crea-PE, Fernando Lapenda"

“A construção da nova sede da Inspetoria de Araripina contribuirá para um melhor atendimento dos serviços prestados pelo Regional e maior comodidade aos profissionais e público em geral”, diz o presidente em exercício do Crea-PE, Fernando Lapenda. “Garantirá um espaço com estrutura física adequada e possibilitará condições de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, quando do cumprimento da legislação que regulamenta os procedimentos para adequação dos espaços físicos”.

"Presidente Carminda Pinheiro também destaca a importância do Prodesu para a reforma estrutural da entidade acreana"

Para a presidente do Crea-AC, Carminda Pinheiro, "esse aporte financeiro que o Confea vai disponibilizar, será um valor histórico para nosso Regional, pois nos oportunizará melhorar a estrutura física do Crea-AC, com ampliação de espaços, adequando às normas de acessibilidade, ampliando os espaços de trabalho das Câmaras Especializadas".

"Presidente Fernando Dacal: mordernização administrativa para o Crea-AL"

“Aqui em Alagoas, consideramos de extrema importância essa linha de crédito. São melhorias a que, a cada ano, a atual gestão sempre vem dando continuidade, seja na fiscalização, como também na modernização, treinamento e interação com a sociedade. Tudo isso garante mais eficiência e eficácia para a nossa equipe, que trabalha diariamente nas ruas e nos setores administrativos. No final de tudo, ganha a sociedade, com mais segurança, e o nosso profissional, com um mercado de trabalho assegurado pelo Crea Alagoas”, comenta o presidente do Crea-AL, Fernando Dacal.

Equipe de Comunicação do Confea