
Brasília, 24 de março de 2025.
O Confea, em parceria com o Crea-SC e o LinkLab da Acate, lançou novos desafios de inovação aberta para startups desenvolverem soluções tecnológicas que modernizem a fiscalização dos Creas e aumentem a segurança para a sociedade. A iniciativa nasceu a partir de uma consulta pública, na qual profissionais, empresas e instituições de ensino enviaram sugestões para aprimorar os processos do Sistema Confea/Crea. Agora, três desafios estratégicos foram selecionados e aguardam soluções inovadoras.
O primeiro desafio tem como foco otimizar a detecção remota de empreendimentos passíveis de fiscalização. A proposta busca uma solução que utilize, por exemplo, imagens de satélite e dados públicos para mapear automaticamente tais empreendimentos, ampliando a cobertura fiscalizatória, especialmente em áreas remotas.
O segundo desafio visa melhorar a gestão e operação das fiscalizações, por meio de uma ferramenta inteligente que integre dados estratégicos, facilite o planejamento das rotas e traga mais eficiência e transparência para o trabalho dos fiscais.
O terceiro desafio propõe a implementação de tecnologias modernas no cadastro profissional mobile, com foco na digitalização, segurança, integração com bases públicas, automação e validação documental.
As soluções selecionadas serão avaliadas por startups associadas à Acate e contratadas por meio do Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI), garantindo a aplicação prática das propostas desenvolvidas. “O Confea está investindo em inovação para transformar a fiscalização e garantir mais eficiência e segurança”, afirma Lucas Nunes, assessor da Presidência do Confea.
As inscrições estão abertas até 18 de abril e podem ser feitas pelo site: sc.acate.com.br/linklab-crea-sc. Startups interessadas já podem se preparar para contribuir com a transformação digital da fiscalização e impactar positivamente a engenharia, a agronomia e as geociências no Brasil.
Gabriela Arruda
Equipe de Comunicação do Confea