Confea lamenta morte do ex-conselheiro federal João de Oliveira Sobrinho

Belém, 27 de agosto de 2020

Faleceu na manhã de hoje, aos 89 anos, o engenheiro civil João de Oliveira Sobrinho. Natural do município paraense de Igarapé-Açu, Sobrinho atuou no Sistema Confea/Crea e Mútua como conselheiro regional, presidente do Crea-PA (1994-1999) e conselheiro federal (2004-2006). Reunido virtualmente em sessão ordinária, o Plenário do Confea realizou um minuto de silêncio em homenagem a Sobrinho, que, além de profissional atuante no Sistema, era pai do eng. eletric. Daniel Oliveira Sobrinho, atual conselheiro federal.

O registro profissional de Sobrinho no Crea-PA data de 1967 e, paralelamente à sua atuação no Sistema Confea/Crea, trabalhou na Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Belém, nas e empresas Construções da Amazônia, Brasileira de Engenharia e dedicou 26 anos às Centrais Elétricas do Pará (Celpa – atualmente denominada Equatorial Energia Pará), onde chegou a exercer o cargo de diretor.

Como conselheiro do regional Paraense, coordenou a Câmara Especializada de Engenharia Civil e, posteriormente, quando presidiu o Crea-PA por dois mandatos, investiu em construção, ampliação e reforma das atuais instalações da sede da instituição, durante os anos 1990. Querido por muitos funcionários do Regional, em 2004 Sobrinho chegou ao Plenário do Conselho Federal, onde coordenou a Comissão de Controle do Sistema (CCS, atual CCSS Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema).

Em 2010, Sobrinho foi homenageado com a Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua, durante a cerimônia de abertura da 67ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, realizada em Cuiabá (MT). Perante os cerca de 2,5 mil participantes da solenidade, João Sobrinho recebeu a medalha do mérito emocionado. “Este é um momento inesquecível para a minha vida, vou lembrar para sempre”, dimensionou à época.

O legado de João Sobrinho segue em atividade por meio dos filhos, entre eles o conselheiro federal eng. eletric. Daniel de Oliveira Sobrinho, que iniciou mandato em 2020, ocupando um cargo que já foi do pai. Os outros dois filhos também seguiram a engenharia: André de Oliveira Sobrinho, engenheiro de produção, e Mauro de Oliveira Sobrinho, engenheiro eletricista.

O presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, abriu os trabalhos da Sessão Plenária desta quinta-feira (27/8) sugerindo que os conselheiros federais fizessem um minuto de silêncio em homenagem a João de Oliveira Sobrinho. “Além de ter sido uma importante liderança profissional, Sobrinho é pai de um dos nossos colegas. Lamentamos e manifestamos nossas sinceras condolências à família”.

Alex Ferreira (Crea-PA), Beatriz Leal e Maria Helena de Carvalho (Confea)