Confea lamenta morte do engenheiro eletricista Eduardo Sabatino

Brasília, 22 de dezembro de 2020.

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do eng. eletric. Eduardo Sabatino, ocorrido nesta segunda-feira (21), em decorrência de complicações de um pós-operatório. 

Especialista em circuitos eletrônicos, exercia o fim do mandato de conselheiro titular no Crea-RJ, ao lado do suplente eng. eletric. eletron. Antonio José Dias da Silva. Seu dois primeiros mandatos no plenário foram entre 2009 e 2014, tendo coordenado no último ano daquele período a Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Regional. Ainda em 2014, esteve à frente da Coordenadoria Nacional com o titular eng. eletric. Sérgio Luiz Cequinel Filho (Crea-PR). Sabatino também integrou as comissões de Relações Institucionais, de Assuntos Normativos, de Educação e da Organizadora do Congresso Estadual dos Profissionais. Além disso, foi conselheiro consultivo da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas Rio de Janeiro (Abee-RJ). 

Atuante no Sistema Confea/Crea, o especialista protagonizou em maio passado um vídeo para o canal de comunicação do Crea-RJ, explicando como a engenharia elétrica vem exercendo seu papel no combate à pandemia de coronavírus. 

Em nome dos profissionais da engenharia, especialmente daqueles que tiveram a oportunidade de conhecer Sabatino, o presidente do Confea expressa reconhecimento à significativa atuação do conselheiro regional. “Com zelo e comprometimento, Sabatino contribuiu sobremaneira para os trabalhos dentro do sistema profissional”, enfatiza o eng. civ. Joel Krüger, manifestando profundos sentimentos aos familiares do engenheiro. 

Reconhecimento também foi externado pela diretoria do Crea do Rio de Janeiro. “Que o exemplo de dedicação e compromisso de Sabatino com a engenharia e o desenvolvimento nos guiem nestes tempos tão desafiadores”, reforça a mensagem registrada nas redes sociais. 

Ensino
Graduado pela Universidade Santa Úrsula (USU), Eduardo Sabatino escreveu sua história junto a essa instituição de ensino, onde também cursou especialização em Segurança do Trabalho e mestrado em Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído. 

Em nota, a universidade relembra que Sabatino acompanhou a formação e a trajetória de diversos estudantes desde 2013, sendo professor, diretor e coordenador dos cursos de engenharia. “A todo momento, sempre exerceu suas funções com muita dedicação, rigor e espírito conciliador (...) O professor Sabatino deixou um legado de honradez, dignidade e de comportamento ético", conclui a homenagem da instituição. 

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações do Crea-RJ e da Universidade Santa Úrsula