Salvador (BA), 8 de outubro de 2024.
Eles foram eleitos por representar suas profissões e entidades com esmero, ao longo de décadas de dedicação. Assim, o Sistema Confea/Crea e Mútua apresentou, na manhã desta terça-feira (8/10), os homenageados com sua Láurea ao Mérito que podem ser conhecidos por meio do Livro do Mérito. A cerimônia marcou o início das atividades do segundo dia da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que está sendo realizada no Centro de Convenções de Salvador.
Estes foram os profissionais homenageados com a Medalha do Mérito:
Eng. metal. Adolar Pieske (Crea-SC)
Eng. civ. Cid de Castro Dias (Crea-PI)
Eng. agr. Fernando Antonio Rodriguez (Crea-DF)
Eng. civ. George Cunha (Crea-PB)
Eng. minas Homero Delboni Júnior (Crea-SP)
Eng. civ. José Roberto de Souza Cavalcanti (Crea-PE)
Eng. civ. Lauro Julião de Souza Sobrinho (Crea-AC)
Eng. agr. Liovando Marciano da Costa (Crea-MG)
Eng. civ. Lúcio Antônio Alves de Macedo (Crea-MA)
Eng. eletric. Marcos Vinicius Santiago Silva (Crea-MT)
Eng. civ. Sergio Hampshire de Carvalho Santos (Crea-RJ)
Eng. agr. Tumoru Sera (Crea-PR)
O presidente do Confea, eng. Vinicius Marchese, agradeceu o presidente do Crea-BA, eng. agrim. Joseval Carqueija, pela recepção, e a toda a equipe de estrutura para a realização do evento. "Eu me sinto representado quando vejo a Engenharia sendo homenageada por meio dos nossos profissionais. Então, quanto mais a gente valorizar o trabalho de pessoas como vocês, mais eu acredito no Sistema. Valorização é a gente reconhecer quem fez muito pela Engenharia, Agronomia e Geociências, quem fez muito pelas pessoas, por meio desse instrumento que é a nossa formação técnica. Todo o nosso respeito por todo o trabalho de vocês durante a trajetória profissional. Hoje é uma singela homenagem, um gesto de reconhecimento", disse, colocando o Confea à disposição de todos.
A valorização do exercício profissional também foi lembrada pelo chanceler do Mérito e vice-presidente do Confea, eng. Luiz Lucchesi. Elogiando o evento, saudando o presidente do Crea-BA e o presidente do Confea, ele parabenizou inicialmente os homenageados. Já em seu discurso oficial, o chanceler destacou a honra de receber os homenageados, considerando que a reverência permite a renovação contínua da instituição do Sistema. Além de Lucchesi, a Comissão do Mérito foi constituída este ano pelos conselheiros federais Osmar Barros Júnior, Mário Cavalcanti, Domingos Sahib Neto e Cândido Carnaúba Mota, todos presentes à homenagem.
"Esta é a mais alta distinção concedida aos profissionais, empresas e entidades que constroem a história do maior conselho profissional do Brasil. Ao reverenciarmos a memória, a atuação e o desempenho desses profissionais e organizações, fazemos justiça e promovemos a renovação contínua das nossas atribuições. O desenvolvimento do Brasil depende do trabalho dos profissionais e das demais partes do Sistema. Somos os motores do crescimento. A Láurea ao Mérito é um símbolo desse sentimento de exaltação que nos envolve ao reconhecermos alguns dos nossos mais notáveis talentos e instituições. A alegria de ocupar o cargo de chanceler do Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Brasil, em 2024, desperta em mim o desejo de perpetuar esse vínculo renovado por todos os profissionais e entidades do Sistema em nosso cotidiano", disse, considerando a homenagem uma das maiores responsabilidades da sua carreira.
As entidades homenageadas com a Menção Honrosa este ano foram:
Companhia de Água e Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)
Universidade Federal do Acre (Ufac)
Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Na impressão do presidente do Crea-BA, eng. Joseval Carqueija, a homenagem ao Mérito representa um reconhecimento ao esforço dos profissionais. "Homenageamos os profissionais que deram seu sangue, seu tempo às profissões que desempenharam para a sociedade brasileira", disse, destacando o sucesso da abertura da Soea, na noite anterior, e seu legado para o povo baiano.
O reconhecimento do Sistema ao exercício de profissionais e entidades para o engrandecimento do país também foi expresso pelo diretor presidente da Mútua, eng. civ. Joel Krüger. Ele saudou todos os homenageados por seus "belíssimos trabalhos na Engenharia, na Agronomia e nas Geociências" e considerou ser "um privilégio participar dessa homenagem tão importante". Joel afirmou que anualmente um seleto grupo de profissionais é indicado para receber a Láurea ao Mérito. "Assim, homenageamos também os que foram inscritos e não puderam ser homenageados".
O engenheiro agrônomo Tumoru Sera representou os homenageados, apresentando um panorama sobre a importância da área a que se dedicou em sua relação com os desafios climáticos atuais. "Sinto-me muito honrado em receber esse reconhecimento, em um evento grandioso desse", disse, dedicando a homenagem a seus pais e considerando que as mudanças climáticas são consequências das ações humanas, destacando a quebra do ciclo de água enfrentado atualmente pelo país.
Os profissionais falecidos inscritos no Livro do Mérito em 2024 pelo Sistema Confea/Crea e Mútua foram:
Geol. AbeI Tenório Cavalcante (Crea-AL)
Eng. agr. Alfredo Scheid Lopes (Crea-MG)
Eng. aeron. Antônio Telmo Nogueira Bessa (Crea-CE)
Eng. civ. Aristides Athayde Cordeiro (Crea-PR)
Eng. civ. e de seg. trab. Béda Barkokébas Júnior (Crea-PE)
Eng. agr. Bernardo Van Raij (Crea-SP)
Eng. oper. maq. motores Eduardo Miers (Crea-SC)
Eng. ftal. Eugênio Pacelli Martins (Crea-RO)
Eng. civ. e de seg. trab. Harold Stoessel Sadalla (Sobes)
Eng. agr. José Elias Moreira (Crea-MS)
Eng. civ. José Neutel Correia Lima (Crea-PB)
Eng. civ. Luiz Carlos Botelho Ferreira (Crea-DF)
Reportagem e edição: Henrique Nunes (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 79ª Soea
Fotos: Cacto Comunicação e ArtFoto Produtora/Confea