Confea e Febrageo lamentam falecimento do geólogo Luiz Perin

Brasília, 26 de março de 2021.

A covid-19 fez mais uma vítima no Sistema Confea/Crea. Com apenas 34 anos, o geólogo Luiz Alfredo Noronha Perin não resistiu à doença e faleceu na madrugada desta sexta-feira (26/3). 

Defensor da Geologia e da mineração, Perin ressaltou em sua última postagem na rede social ter orgulho da parceria com a Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), na elaboração do livro patrocinado pelo Confea. “Fazer parte de algo maior do que eu e contribuir com a comunidade de alguma forma faz parte do meu objetivo de vida, e é esse objetivo que eu busco alcançar e incrementar cada vez mais”, escreveu em 24 de janeiro. O trabalho é desdobramento da pesquisa de projeção nacional sobre mercado de trabalho na mineração, desenvolvida e publicada por ele em 2018. “Por conta disso, fui convidado pela Febrageo para participar da pesquisa que faria parte do capítulo 9 do livro 'Ensino e Competências Profissionais na Geologia', lançado no final do ano passado”, registrou o geólogo no post. 

Diante de mais uma perda, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, fez um apelo: “O Brasil está perdendo profissionais experientes e também os mais jovens, como o geólogo Luiz Perin, para uma doença que já tem solução científica comprovada: a vacina. O país precisa de uma agenda pública prioritária e organizada para imunizar nossa população com mais celeridade. Não podemos continuar perdendo nossos brilhantes e compromissados profissionais, que tanto promovem melhorias para a sociedade brasileira”.

A Febrageo também lamentou o falecimento de Perin, conhecido por ser “um jovem profissional animado e entusiasmado, sempre pronto a trabalhar e enfrentar novos desafios”. Em nota, a federação agradeceu a oportunidade de ter convivido com o geólogo nos últimos anos. “Desejamos muito conforto e força aos seus familiares e amigos, guardando na lembrança seus exemplos como pai, esposo, filho, profissional e amigo”, finaliza a homenagem assinada pela diretoria da entidade ligada ao Sistema Confea/Crea. 

Trajetória

Formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Luiz Alfredo Noronha Perin atualmente era geólogo de pesquisa e exploração na mina da empresa Nexa Resources, em Aripuanã (MT). Era afiliado à Agemat (Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso) e ao Geoclube (Associação de Geólogos de Cuiabá), instituições vinculadas à Febrageo.

Foi idealizador da “Pesquisa sobre Mercado de Trabalho na Geologia” realizada pela federação em 2020, e um dos autores do livro “Ensino e Competências Profissionais na Geologia”, publicado pela instituição no mesmo ano, com patrocínio do Confea e de diversas empresas brasileiras. Era casado com Suzana Perin e tinha dois filhos, Dália e Óliver. 

 

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da Febrageo