Confea e Febrae buscam apoio de embaixadas para realização da WEC 2008

Brasília, 17 de janeiro de 2007

As embaixadas da Croácia e da Arábia Saudita foram as primeiras a declarar seu apoio à organização do Congresso Mundial de Engenheiros (WEC, na sigla em inglês), que se realiza em Brasília em 2008. Na semana passada, o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), eng. Marcos Túlio de Melo, e outros representantes da casa, além do presidente da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae), José Ramalho de Barros Ortigão, começaram um trabalho de relacionamento com as representações de países estrangeiros em Brasília.

O objetivo é fazer um primeiro contato e, ao longo do ano, estreitar relações, num esforço conjunto para divulgação do evento e de apoio às delegações de cada país. Trata-se de um apoio logístico, pois o material de divulgação será fornecido pelos organizadores do evento e os custos da participação dependerão de cada delegação.

O encarregado de negócios da embaixada do Reino da Arábia Saudita no Brasil, Abdulah Alowaiteer, foi o primeiro a receber a delegação do Confea. Ele afirmou ser de grande interesse a colaboração com um evento cujo objetivo está mais voltado para a área de soluções tecnológicas do que para a política. Informado da dimensão do evento, que pretende reunir 5 mil profissionais de várias regiões do planeta, Abdulah disse que moverá esforços necessários para trazer uma grande delegação da Arábia Saudita.

O número de 5 mil baseia-se na audiência dos dois primeiros congressos, realizados na Alemanha, em 2000, e na China, em 2004. Esse último recebeu delegações de 60 países. “Contando com os profissionais dos setores públicos e privados, além de acadêmicos das mais variadas modalidades da engenharia, além de arquitetos e agrônomos, vamos acabar trazendo 5 mil profissionais só da Arábia Saudita”, brincou Abdulah, que recebeu a delegação sem grandes formalidades e se colocou à disposição para distribuir o material de divulgação em seu país.

A mesma vontade demonstrou o embaixador extraordinário e plenipotenciário da República da Croácia no Brasil, Rade Marelic. Ele propôs fazer uma ponte entre o Confea e a Agência dos Engenheiros e Técnicos na Croácia. “A idéia é que, num segundo momento, o contato possa ser feito diretamente, com o envio de material de divulgação e outras informações necessárias”, propôs Rade Marelic, “mas vamos continuar ajudando de qualquer forma, no que for possível”, completou.

Participaram das duas reuniões o vice-presidente do Confea, eng. Paulo Bubach e o gerente de relações institucionais, René Bayma Filho. As próximas audiências estão agendadas na Embaixada da Áustria e na Britânica.

Por Mariana Zanatta
Equipe de Comunicação do Confea