Confea e CEF vão realizar eventos em conjunto este ano

Brasília, 16 de janeiro de 2006

Parceria. Essa é a palavra que deve fundamentar a relação do Confea com a Caixa Econômica Federal na gestão Marcos Túlio de Melo. O novo presidente recebeu hoje à tarde, na sede do Conselho, o gerente geral da agência José Seabra, Mauro Rogério Diniz e os gerentes de mercado Amaury Tomoya Kakumori e Edilene Fátima Alves. Eles vieram colocar o banco a disposição do Confea para as iniciativas e eventos de interesse comum.

Assuntos como fundo exclusivo para os Creas, partilhamento de contas, parcelamento da dívida ativa, criação de uma diretoria de engenharia na CEF, entre outros, foram abordados no encontro.

Túlio deixou claro que o Confea caminha para se tornar referência no debate e órgão sempre consultável quando o assunto for políticas públicas para temas afetos a área tecnológica.  “E a CEF tem um papel muito importante nisso”, ressaltou.

Entre os temas comuns à instituição financeira e ao Conselho, habitação foi o mais comentado. Kakumori falou resumidamente de linhas de crédito para aquisição de material de construção, voltadas para famílias com renda até R$ 1.500,00, hoje disponíveis, mas do conhecimento de poucos. Essa informação, de imediato, chamou a atenção de Marcos Túlio para uma boa parceria na execução dos programas de engenharia e arquitetura públicas.

O presidente do Confea destacou que tem conhecimento, por experiência anterior, da competência da CEF, “e por isso quero priorizar essa parceria”, disse. Ele falou ainda que pretende firmar também parceria de apoio mútuo com a Controladoria Geral da União  a exemplo do que já existe no Crea-MG  e com a Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC).


Boas vindas

Marcos Túlio Melo também recebeu, na tarde desta segunda-feira, quatro representantes da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal (ANEAC), criada há quatro anos. Foi uma visita de boas vindas ao novo presidente. “Estamos confiantes em estreitarmos ainda mais os laços com o Confea nesta gestão”, declarou Eleonora Lisboa, gerente de desenvolvimento urbano da Caixa.

Para o novo presidente, intensificar parcerias com a CEF é fundamental. “Estamos conversando com a Caixa Econômica Federal para estabelecer várias ações conjuntas. No caso das demandas da ANEAC, somos totalmente a favor da criação de uma Diretoria de Engenharia na estrutura do banco”, declarou Marcos Túlio. Hoje a CEF conta com quase mil engenheiros e arquitetos, mais de 800 deles ligados à associação. 

Alta Complexidade
De acordo com os profissionais que visitaram o Confea, o corpo de engenheiros e arquitetos da Caixa vem crescendo à medida que novas ações governamentais dependem da atuação de bancos na execução de políticas públicas e pagamento de benefícios à população.

O presidente Marcos Túlio também anunciou que o Confea vai priorizar a democratização do acesso à engenharia e arquitetura de qualidade. “O estabelecimento de linhas de crédito para população de baixa renda e a valorização da engenharia e arquitetura públicas são temas inseridos definitivamente na agenda do Confea”, ressaltou o presidente.
.
Bety Rita Ramos
Da equipe da ACOM