Confea e CBIC promovem ação de Valorização da Engenharia

Brasília, 09 de novembro de 2016.
 
Durante a reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizada nessa terça-feira (9), o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, falou sobre a parceira e as ações conjuntas nas áreas Legislativa, de Comunicação e de Eventos para promover a Valorização da Engenharia Nacional.  O objetivo é mostrar a importância da engenharia para o crescimento do País.

"José Tadeu em reunião na CBIC"

No encontro, o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, destacou a missão do Conselho Federal, que é proibir que a atividade de engenharia seja realizada por profissional não habilitado. Tadeu ainda destacou a relação do Sistema Confea/Crea com a CBIC e os Sinduscons, onde há mais convergências do que divergências, sendo que as confluências foram elencadas e estão sendo trabalhadas por um grupo de trabalho, informou o presidente. “A ideia é unir esforços para construir uma pauta conjunta e fortalecer a engenharia para mostrar que trabalhamos a favor e não contra o Brasil e que o objetivo é garantir qualidade de vida e emprego”, disse. Silva destacou ainda que o Confea tem obrigação de devolver parte do que recebe das empresas, em forma de ações que defendam os profissionais do setor. Citou, por exemplo, o trabalho da Mútua de Assistência aos Profissionais, braço social dos profissionais, e a disposição de diretores nos Estados para esclarecerem o papel e as vantagens da Mútua aos profissionais da engenharia.

Pauta Legislativa


"Mesa de autoridades"

Ainda no evento, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, apresentou hoje aos senadores Fernando Bezerra (PSB-PE) e Roberto Muniz (PP-BA) as 12 práticas consagradas na administração pública que favorecem a incidência de desvios no relacionamento com a iniciativa privada. “Concordamos que é de extrema importância corrigir esses 12 pontos e este é o momento de virarmos a página e mudar o país de patamar”, ressaltou Martins, durante a reunião do Conselho de Administração da CBIC, na sede da entidade em Brasília. Bezerra é o relator da reforma da Lei 8.666, que regulamenta licitações públicas. O projeto foi aprovado hoje (9) na Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional do Senado Federal, está aberto para a apresentação de emendas e a expectativa da comissão é que seja apreciado pelo plenário do Senado Federal até o fim de novembro. Segundo ele, o texto final tem a preocupação de melhorar a segurança jurídica na contratação das obras públicas.


A reunião aconteceu na sede da CBIC, em Brasília.

Equipe de Comunicação do Confea com informações da CBIC