Confea e Anatel discutem tratativas para acordo de cooperação técnica

Brasília, 21 de maio de 2021.

Anatel e Confea.jpeg
Superintendente da Anatel, eng. eletric. Wilson Diniz; chefe de Gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa; o coordenador da CCEEE, eng. eletric. Rogerio Lima; e o conselheiro federal eng. eletric. Jorge Bitencourt

Na manhã desta sexta-feira (21), o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE), eng. eletric. Rogerio Moreira Lima; o conselheiro federal eng. eletric. Jorge Bitencourt;  o chefe de Gabinete do Confea, eng. agr. Antonio Rossafa, estiveram reunidos com superintendente de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), eng. eletric. Wilson Diniz, para discutir tratativas para um acordo de cooperação entre o Sistema e a Agência.  Na quarta-feira (19), houve um primeiro encontro entre o coordenador nacional da CCEEE e o superintendente da Anatel. 

Primeira reunião na quarta-feira entre o superintendente da Anatel, eng. eletric. Wilson Diniz, e o coordenador da CCEEE, eng. eletric. Rogerio Lima

 

Na ocasião, o coordenador apresentou o Sistema Confea/Crea e sua capilaridade. “Por meio da fiscalização, do controle e da verificação do exercício profissional, protegemos a sociedade de leigos e maus profissionais”, pontou o coordenador nacional na reunião.
Segundo Moreira Lima, os representantes discutiram a minuta de um acordo de cooperação técnica entre o Confea e a Anatel com foco nas Fiscalizações Preventivas Integradas (FPI). “O Sistema está preocupado com segurança, a Anatel com a qualidade. E não existe qualidade sem segurança, o que nos possibilita desenvolver um trabalho conjunto e complementar”, analisou Rogerio, que ainda completou: “Além disso, temos capilaridade nos estados por meio dos Creas e inspetorias. Por exemplo, no Maranhão temos 16 inspetorias, 21 veículos e 18 fiscais. Assim, podendo dar um maior apoio à Anatel nos estados."

Reunião da CCEEE
Na quinta-feira pela manhã, sob o comando do coordenador adjunto, eng. eletric. Petersonn Caparrosa Silva, a reunião da CCEEE teve a participação do conselheiro federal eng. eletric. Modesto Ferreira dos Santos Filho, que esclareceu sobre o trâmite e encaminhamento das moções discutidas pela manhã. Entre elas, na extrapauta, a defesa da manutenção do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), criado em 1974, como parte que engloba a Chesf, Furnas, Eletronorte e Eletrosul, com a possibilidade de privatização da Eletrobras. Os participantes da Câmara de Elétrica temem que, nesse caso, o Cepel desapareça. Os assessores parlamentares Guilherme Cardozo e José Maria, por sua vez, esclareceram o trabalho que a Assessoria Parlamentar (Apar) vem desenvolvendo para defender as posições assumidas pelo Sistema Confea/Crea em relação a projetos de lei e medidas provisórias.

Mesa diretiva da CCEEE

 

No período da tarde, durante a reunião da Coordenadoria, houve a palestra sobre Infraestrutura de Telecomunicações na Era 5G, apresentada pelo eng. eletric. e eng. telecom. Marcius Vitale, consultor e integrante do Conselho Assessor de Comunicação e Telecomunicações do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp). Confira a apresentação.

A Coordenadoria se reúne novamente nos dias 4, 5 e 6 de agosto.

 

Fernanda Pimentel e Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: André Almeida/Confea