Confea e ABNT disponibilizam normas técnicas pela Internet

Brasília, 03 de janeiro de 2008

Uma idéia que diminui a burocracia, traz modernidade e ainda representa economia.  É que a partir de agora os profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia de todo o Brasil terão as normas técnicas brasileiras disponibilizadas pela Internet para consulta e acesso com 50% de desconto.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Sistema Confea/Crea/Mutua e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Além da facilidade de acesso, a consulta sai pela metade do preço desde que o profissional seja inscrito no Sistema CONFEA/CREA ou associado à Mutua e esteja em dia com as obrigações junto ao sistema.

A página na internet é simples, de fácil navegação e com uma interface adaptada às necessidades dos profissionais. Basta escolher as normas, fazer o pagamento e acessar às normas direto da tela do computador. O usuário pode, ainda, imprimir a cópia das normas e visualizar quantas vezes quiser, bastando para isso instalar o Visualizador da ABNT.

Para o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, o novo sistema viabiliza o exercício profissional competente ao tempo em que facilita o acesso das normas da ABNT aos profissionais da área tecnológica reunidos pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. “Este é o nosso principal objetivo ao assinar o convênio que formaliza a parceria das duas entidades. Temos consciência de que o conhecimento e a aplicação correta das normas técnicas é pressuposto essencial para a realização de empreendimentos com qualidade e segurança", declarou.

Já o presidente da ABNT qualifica a iniciativa como o coroamento dos esforços de ampla divulgação das normas técnicas. “Mais importante do que fazer é disseminar as normas, principalmente no caso do Sistema Confea/Crea e Mútua, cujo cadastro reúne 800 mil profissionais”, afirma o presidente da ABNT, Pedro Buzatto Costa.

Além da disponibilização das normas, o site, que pode ser acessado pelo endereço www.abntnet.com.br/confea, também oferece informações sobre cursos promovidos pela ABNT, ações do Confea em prol dos profissionais e conteúdo de notícias. Segundo o diretor-geral da ABNT, Ricardo Fragoso, a informação é também a forma de conscientizar sobre a importância da padronização de materiais, métodos e sistemas, resultando em qualidade, confiabilidade e respeito ao trabalho profissional: “Todas as partes envolvidas saem ganhando e o processo de elaboração de normas ficará ainda mais fortalecido”.

Sandro Farias
Equipe de Comunicação do Confea