Brasília, 20 de abril de 2020.
Na 3ª feira da próxima semana, 28/04, o Confea deve realizar a primeira sessão plenária virtual de sua história. A decisão será na próxima quinta-feira (23), durante reunião virtual do Conselho Diretor (CD) e integrará a série de medidas restritivas adotadas pelo Sistema Confea/Crea para conter o avanço da Covid-19. Nos dias seguintes, duas novas plenárias devem ser feitas no mesmo formato. Os Creas de Goiás e do Distrito Federal já realizaram suas plenárias virtuais.
Segundo o eng. civ. Osmar Barros Júnior, presidente do Confea, no exercício do cargo, as providências para a videoconferência dos 18 conselheiros federais estão sendo finalizadas pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), enquanto a Secretaria Executiva do plenário reúne os processos, enviados pelo CD e pelas comissões do Confea e que comporão a pauta da sessões de número 1.524, 1.525 e 1.526. Até o momento já foram indexados 376 processos.
“Enquanto estivermos sob ameaça do Novo Coronavírus, o trabalho remoto será mantido e a perspectiva de realizar sessões plenárias virtuais também deve ser analisada pelos Creas”, defende Osmar.
Tecnologia
Conforme o superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros, a solução encontrada vem atendendo bem às demandas das comissões e das reuniões internas do órgão. “Fizemos cerca de 100 reuniões, só com a nova ferramenta do Webex, da Cisco, que passamos a utilizar recentemente. Esta foi a solução tecnológica para darmos continuidade aos serviços”, diz, apontando que a sistemática de votações exige uma dinâmica prévia por parte dos conselheiros federais, os quais já estão recebendo acesso aos processos para que possam apresentar seus votos prontamente durante as plenárias.
“Acreditamos que essa análise prévia por parte dos conselheiros permita uma maior dinâmica, considerando que o formato exige bastante deles, o que nos levou a sugerir que as plenárias se realizassem apenas durante o período da tarde, porque, de fato, fica muito cansativo. Todos os conselheiros já fizeram videoconferências nesse formato em suas comissões e acredito que as plenárias serão desenvolvidas sem maiores dificuldades”, afirma o superintendente. Outra medida foi a restrição da participação apenas aos conselheiros e aos profissionais de suporte que atuam na mesa diretiva e na área de tecnologia da informação. “Toda a reunião será gravada e depois será postada no Youtube”, descreve Renato Barros.
Condição sine qua non
Entre os Creas, o de Goiás foi o primeiro a realizar uma sessão plenária virtual. “No último dia 14, realizamos a videoconferência reunindo 44 conselheiros e 14 colaboradores, entre eles os assessores jurídicos e de Comunicação que integram a equipe de apoio”, informou o presidente do Regional, o eng. civil Francisco Almeida.
Para Almeida, “esse é um trabalho importante que o Crea continua realizando, garantindo o pleno funcionamento do conselho e a prestação de serviço para a sociedade”.
Em entrevista ao site do Confea, Francisco Almeida afirmou que “com ou sem crise financeira, com ou sem a ameaça do Coronavirus, as reuniões virtuais são condição sine qua non para que o Sistema Confea/Crea continue realizando seu trabalho de maneira eficiente”.
Almeida acredita que “esse é um caminho sem volta” para boa parte dos setores da sociedade, inclusive para os conselhos de regulamentação e fiscalização profissional, “pois agiliza significativamente as atividades”, afirma.
Além da adoção do trabalho remoto e apenas com setores essenciais prestando serviço presencial, “o Crea-GO, manterá as sessões virtuais até o próximo dia 30 de junho, independente das decisões do governo no sentido de liberar atividades ou mesmo relaxar as medidas de isolamento social”, anuncia o presidente do Crea-GO.
Francisco Almeida também informou que já foi procurado por alguns Creas interessados na tecnologia utilizada para a realização de plenárias virtuais.
Para a dinâmica da plenária remota, os conselheiros do Crea-Go receberam os processos uma semana antes para elaboração de fundamentação e voto. Durante a sessão, a leitura e a defesa de cada parecer foram feitas de maneira oral. O login de cada conselheiro deu acesso ao painel eletrônico que registrou os votos.
Em prol da sociedade
No Crea-DF, a disposição também é de manter a rotina de decisões por meio da ferramenta eletrônica. Igualmente em caráter inédito, a plenária ordinária nª 593 foi realizada nesta quinta (16), reunindo conselheiros e profissionais do Regional diante dos computadores e nos bastidores da ação. “Mais de 35 pessoas participaram desta reunião em que votamos mais de 20 processos, entre eles a Reforma Orçamentária do Conselho, a aprovação da Reformulação Orçamentária e a flexibilização dos prazos de pagamento das anuidades de pessoas físicas e jurídicas. Tem sido um desafio para muitos de nós trabalharmos assim, mas não podemos parar. E estamos aqui para dar o apoio aos profissionais e empresas que continuam a trabalhar em prol da sociedade”, comentou o presidente em exercício, Pedro Assad.
Maria Helena de Carvalho e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Com as contribuições das assessorias de comunicação do Crea-GO e do Crea-DF