Confea deve interferir no debate das PLs que tratam da Amazônia

Brasília, 16 de janeiro de 2006
 

"Grupo solicita ao Confea empenho no debate de PLs"
Contribuir para o debate com a sociedade de todas as questões que dizem respeito à definição de políticas públicas é um dos principais compromissos do Sistema Confea/Crea, reforçado integralmente pela nova gestão do Conselho. Prova disso é que o presidente da entidade, eng. Marcos Túlio de Melo, se comprometeu com um grupo de profissionais do Senge-DF, que o visitou na semana passada, no sentido de solicitar ao Senado e à Câmara dos Deputados a reabertura do debate sobre os PLs 62/2005, 2.403/2003, 5.625/2005, 2.057/91 e 1.610/96.

Estiveram com Marcos Túlio o vice-presidente do Senge-DF, eng. Marcus Vinicius Mourão, o eng. agrônomo Flávio Garcia Souza e o geólogo Múcio Nobre C. Ribeiro. Eles solicitaram ao presidente do Confea empenho urgente nessa ação porque estes projetos já estão em fase de deliberação final nas duas casas e tratam de assunto de extrema relevância para o país.

De acordo com o presidente do Senge-DF, o conteúdo dos projetos contempla interesses internos e externos do Brasil. Entre eles a concessão de regalias, benefícios, incentivos e a transformação da Amazônia na maior Zona de Processamento Agroindustrial e Exportação do planeta, sem a garantia de efetivos mecanismos de proteção para a exploração das riquezas naturais.

O grupo entende que os temas não foram suficientemente discutidos com a sociedade civil organizada e que são assuntos pertinentes as áreas de atuação abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, além de serem de interesse de qualquer cidadão que tenha compromisso com o meio ambiente.

Bety Rita Ramos
Da equipe da ACOM