Confea continua ajudando a fiscalizar mineração no país

Brasília, 23 de novembro de 2005

O presidente do Confea, Wilson Lang, assinou, nessa segunda-feira (21/11), a renovação do acordo de cooperação com o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM.
 
O acordo, cuja primeira versão foi assinada no ano 2000, tem o objetivo de dinamizar e aprimorar a fiscalização do exercício profissional nas áreas de geologia e engenharia de minas.

O documento estabelece um sistema de consulta e troca de informações recíprocas sobre as atividades, empresas e profissionais da área de mineração. Assim, será constituída uma comissão mista formada por seis integrantes a partir das indicações das duas instituições.
 
“Este acordo é mais um passo dentro da agenda que o Confea tem desempenhado para a formulação de políticas para suas categorias e o conseqüente desenvolvimento do país”, declarou Wilson Lang durante a assinatura do acordo.

O documento assinado nesta segunda-feira tem validade de cinco anos, podendo ser rescindido ou prorrogado de acordo com o interesse das partes. Uma das cláusulas estabelece a exigência da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART para todos os trabalhos técnicos envolvidos na área de mineração.
 
“O Confea é parceiro fundamental dentro da nossa estratégia para buscar visibilidade e fortalecimento do setor minerador brasileiro, que está em franca expansão. Algumas minas que haviam fechado estão reabrindo em virtude da revalorização das matérias-primas, como o ouro. Nossa demanda tem crescido tanto que estamos organizando um concurso público para contratação de profissionais da área tecnológica depois de 27 anos”, comemorou Miguel Antonio Cedraz Nery, diretor-geral do DNPM durante a assinatura do convênio.

Sandro Farias, da equipe da Acom