Confea busca parceria com a UnB para realização de WEC 2008

Brasília, 28 de fevereiro de 2007

"Expectativa é que UnB seja principal parceiro"
O presidente do Confea, Marcos Túlio de Mello, foi recebido, na tarde desta terça-feira (27 de fevereiro), pelo reitor da Universidade de Brasília, Timothy Mulholland. A idéia é firmar parceria para realização de várias atividades em conjunto até a WEC 2008, que acontecerá entre 3 e 5 de dezembro, em Brasília. O encontro mundial dos engenheiros deverá reunir pelo menos 5 mil profissionais de todas as partes do mundo.

A expectativa do Confea é que a UnB surja como principal parceira do meio acadêmico para criar um ambiente favorável para aprofundar as discussões com vistas à WEC 2008.
Para isso, Túlio encaminhou ao reitor o plano de gestão Pensar o Brasil  Construir o Futuro da Nação, uma espécie de plano estratégico e de gestão que balizam as ações do Confea pelos próximos dois anos.

“A UnB é uma das maiores universidades do país e foi criada a partir de idéias revolucionárias de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. É nossa intenção atender a essa vocação e abri-la, cada vez mais ao público - em especial, o jovem. As propostas inovadoras da área tecnológica nos interessam muito”, observou Timothy Mulholland.

Para o presidente do Confea, a universidade é o local mais apropriado para o engajamento, e os estudantes da área tecnológica precisam acordar para as necessidades nacionais, já que serão os profissionais de um futuro muito próximo. “É preciso que a universidade, como desencadeadora da mobilização comunitária, busque envolvimento e nos ajude a cristalizar um programa de desenvolvimento nacional. Nas últimas décadas, o governo só tem lançado planos de gestão, e não um projeto nacional e estratégico de fato”, analisou Marcos Túlio.

Interação
Ciente da importância do encontro internacional, Mulholland comprometeu-se em apoiar a divulgação da WEC 2008. “Temos oito cursos ligadas à área de engenharia e tecnologia e intimidade com a discussão proposta pelo congresso”, afirma o reitor em referência ao tema do WEC 2008, Inovação com responsabilidade social. Segundo ele, a universidade oferece cursos cujo tema são as oito metas do milênio aprovadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que conduzirão os debates.

Outra iniciativa discutida durante a visita do presidente do Confea ao reitor da UnB, para aprimorar o diálogo entre o setor empresarial e acadêmico, é a realização na universidade do projeto piloto referente a avanços tecnológicos, especificamente as que favorecem a construção do desenvolvimento do país.

Entre as áreas a serem abordadas pelo projeto destaca-se Educação, Ciência e Tecnologia e Trabalho. No campo da comunicação, a integração entre as entidades se daria na construção futura de uma agência de notícias voltada aos temas tecnológicos.

Da equipe da Gcom, em parceria com a Assessoria de Comunicação da UnB