Colaboradores do Confea recebem treinamento em legislação

Brasília (DF), 21 de novembro de 2006

O primeiro Curso de Legislação Básica do Confea oferecido para os funcionários está sendo um verdadeiro sucesso. Pelo menos essa é a opinião do professor, Otaviano Eugênio Batista, e da primeira turma, com 30 alunos. O curso foi idealizado com o objetivo principal de preparar os colaboradores para o concurso interno de progressão vertical, que deve acontecer em 2007, mas, conforme os próprios alunos, a experiência está oferecendo mais do que isso.

“Além de uma boa preparação para o concurso interno e um possível concurso externo do Confea, o curso vai uniformizar o conhecimento sobre a legislação”, ressaltou um dos alunos, Bruno Lima do Nascimento, que trabalha na Gerência de Infra-Estrutura (GIE). Para ele, os colaboradores que não trabalham na área-fim do Conselho acabam por desconhecer boa parte da legislação, o que resulta numa visão limitada de seu próprio trabalho, principalmente quando se trata de integrar equipes multidisciplinares.

O colaborador Airton José Viana, da Gerência de Relações Institucionais (GRI), ressaltou que um conhecimento mais aprofundado da legislação é fundamental, principalmente na hora de representar o Confea fora da casa. “Mais de 40% dos colaboradores não têm conhecimento da legislação e não sabem qual é exatamente a função da autarquia em que trabalham. Os que não aderirem ao curso ficarão para trás”, ressaltou Viana. Para ele, a posse de informações acerca da legislação já mudou o dia-a-dia de seu trabalho.

Concorda com ele a designer Ana Cristina Bittencourt Sucupira, da Gerência de Marketing e Eventos (GME). Apesar de não trabalhar diretamente com a legislação do Confea, ela garante que o conhecimento adquirido no curso melhorará muito o seu trabalho. Ela projeta stands do Confea em eventos de diversos Estados. “Agora me sinto mais segura para receber as pessoas nos eventos e treinar recepcionistas que vão explicar aos visitantes o que é o Conselho”, ressaltou.

Motivação - Para Ana Cristina, o melhor do curso é que o professor Otaviano usa exemplos do dia-a-dia para explicar a legislação. “Achei que seria maçante, mas, pelo contrário, os alunos participam ativamente e os exemplos são bem práticos”, ressaltou. Essa foi justamente a preocupação do professor Otaviano, que tem uma experiência de oito anos como professor de Geografia na Fundação Educacional do DF e ministrou cursos de legislação profissional em diversos Creas, entidades de Classe e instituições de ensino.

Para Otaviano, o que mais surpreendeu foi a motivação de seus alunos em relação ao conteúdo do curso. “Eles fazem perguntas o tempo todo e participam muito. A lei também tem seus atrativos, basta que a gente se interesse e queira aprender”, ressaltou o professor.
As aulas têm a duração de 1h30 de segunda a sexta durante 22 dias. Estão previstas outras três turmas a partir de fevereiro de 2007.

Mariana Zanatta
Equipe de Comunicação do Confea