CNI premia projetos da área tecnológica e assina acordo com MDIC

Brasília, quarta-feira, 23 de julho de 2003.

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI)
"Premiação do Projeto "Bolsas IEL-Sebrae-CNPq para
Apoio Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas"
- Dalmi Rodrigues"
entregou hoje (23/07) pela manhã premiação do Projeto "Bolsas IEL-Sebrae-CNPq para Apoio Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas". Na oportunidade também foi assinado Acordo de Cooperação Técnica com o MDIC para Telecentros de Informação e Negócios do Fórum Permanente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O evento aconteceu no auditório da própria Confederação.

Entre outras autoridades, o evento contou com a participação do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. O Confea foi representado por seu presidente, eng. Wilson Lang e pela gerente de Relações Institucionais, engª. Carmen Eleonora.

É a quarta edição do projeto. Foram implementados 400 trabalhos em todo o país e cinco receberam premiação, entre os quais um foi escolhido como destaque. Os prêmios foram os seguintes: Estudante (R$ 1mil); Professor orientador (R$ 4 mil) e Empresário (Placa de Mérito). Todos os vencedores receberam certificado de participação.

De acordo com o presidente da CNI, deputado federal Armando Monteiro Neto, os vencedores demonstraram a relevância da temática tecnológica para a micro empresa e a preocupação com a preservação do meio ambiente para o desenvolvimento. "Constituem exemplos de atuação integrada dos estudantes, professores e empresários para o aumento da competitividade desse segmento produtivo", ressaltou.

O projeto premiado como destaque foi o de Reciclagem do Polietileno com eliminação do excesso de porosidade, desenvolvido pela empresa Incoplast Indústria e Comércio do Estado da Paraíba, de autoria do estudante Dércio Fabiano Papafanurakis, com a orientação da professora Mery Gláucia Freire Rodrigues, do Departamento de Engenharia de Materiais, da Universidade Federal de Campina Grande.

Os outros projetos vencedores foram os seguintes: "Adequação de Micro Empresa de produtos Apícolas para Obtenção do SIF/SIE", desenvolvido para a empresa N Gomes, de Roraima, de autoria do aluno Antônio Carlos Abreu dos Santos, sob a orientação de Gardênia Holanda Cabral; "Estudo para elaboração de Algorítimo para Melhoria de Precisão das Informações de Posicionamento Geográfico Gerada pelo Sistema Globastar", desenvolvido para a empresa Globaltrac Soluções e Tencolopgias Ltda, de autoria de Simone de Almeida Socorro, orientada por Marco Antônio Givet Mattoso Maia.

E ainda: "Gerenciamento de Configuração de Software em Micro e Pequenas Empresas de Informática", desenvolvido para a empresa Surya Tecnologia e Serviços Ltda, de autoria de André Balen, orientado por Rubem Dutra Ribeiro Fagundes; e "Elaboração de um plano para um sistema de gestão ambiental para uma empresa de coleta de papel para reciclagem segundo a norma ISSO 14001", desenvolvido para a empresa C.R. Comércio de Papéis Ltda, de autoria de André Alexandre Coelho, orientado por Hernan Henrique Vergara.

Acordo - Após entrega da premiação, o Ministro Fernando Furlan e o presidente da CNI Armando Monteiro Neto assinaram o Acordo de Cooperação Técnica. O objetivo do Acordo é estabelecer as condições necessárias para o apoio do Sistema CNI - integrado pelo Serviço Social da Indústria e Instituto Euvaldo Lodi Nacional - ao projeto de Telecentros de Informação e Negócios do Fórum Permanente das Micros Empresas de pequeno porte.

Furlan destacou que o clima do evento era "clima de gente que está olhando para o futuro". Enfatizou que é muito bom perceber que professores e universitários do país inteiro estão envolvidos em contribuir com alternativas de desenvolvimento para o Brasil. "O desafio do desenvolvimento vem de longo tempo e não é só do governo. Isso aqui hoje é um exemplo, porque fazendo pesquisa e criando suas versões práticas, estamos fazendo desenvolvimento e somando para a inclusão social", ressaltou.

"Luiz Fernando Furlan (Ministro do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio
Exterior) e Wilson Lang (presidente do Confea)
- Dalmi Rodrigues"


Bety Rita Ramos - Da equipe da ACS